Viagora

Organização Mundial de Saúde declara pandemia de coronavírus

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o fato da doença ser considerada uma pandemia não muda as recomendações feitas pela organização aos países.

Nesta quarta-feira (11) a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), e que o número de pacientes infectados, o número de mortes e países atingidos pela doença deve aumentar nos próximos dias.

De acordo com dados da OMS, o número de pessoas infectadas fora da China aumentou 13 vezes, e o número de países em que a doença chegou triplicou. Ao todo, mais de 118 mil casos foram registrados pelo mundo, e cerca de 4.291 pessoas morreram. Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o fato da doença ser considerada uma pandemia não muda as recomendações feitas pela organização aos países.

"A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer", disse o diretor-geral da OMS.

Conforme o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a declaração de pandemia feia pela OMS já era esperada, mas isso não muda em nada o que já vinha snedo feito no Brasil. "Acho que a OMS demorou para decretar pandemia. Lá atrás, nós já tínhamos decretado emergência sanitária de interesse nacional", disse o ministro.

Ainda segundo o ministro, serão investigados como possíveis casos suspeitos pessoas que voltarem de qualquer viagem ao exterior e apresentarem febre e mais um sintoma referente ao coronavírus.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Facebook
Veja também