Viagora

PF deflagra Operação Acesso Negado II e cumpre mandados em Teresina

Ao todo, foram expedidos três mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal para serem cumpridos na capital e Matias Olímpio.

Foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Acesso Negado II – Epifania, com o objetivo de apurar a tentativa do vazar informações sobre a Operação Delivery.

Ao todo, foram expedidos três mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal para serem cumpridos nas cidades de Teresina e Matias Olímpio.

De acordo com a PF, a investigação teve início após a suspeita de que advogados e investigados da Operação Delivery estariam tentando acessar informações sigilosas sobre os fatos apurados pela polícia.

Durante a investigação foram encontrados indícios de que um servidor da Justiça Estadual do Piauí teria tentado acessar indevidamente alguns sistemas da Justiça Estadual. O objetivo seria passar informações sobre a expedição de mandados de busca e apreensão, assim como prisão preventiva, para advogados dos investigados na operação.

Foram mobilizados 10 policiais federais para dar cumprimento aos mandados e colher provas que corroborem com a tese de que advogados tiveram acesso a informações sigilosas referentes a Operação Delivery, dentre outros casos, após pagamento de vantagem indevida a servidor da Justiça Estadual do Piauí.

Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção ativa/passiva, violação do sigilo funcional e embaraço a investigação que envolve organização criminosa. Somadas as penas podem chegar a 20 anos de reclusão.

O termo “epifania” é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem".

Aguarde mais informações...

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também