Viagora

PF diz que investigações apontam desvios de R$ 50 milhões

Na Operação Satélite, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do Governo do Piauí, em investigações sobre corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Satélite e cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao Governo do Piauí, nas cidades de Teresina e Luís Correia.

De acordo com informações divulgadas pela PF através de nota, a operação deflagrada hoje é uma continuação das ações da Operação Topique, e tem como objetivo investigar os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e por empresários contratados para prestar serviços de transporte escolar.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Agentes da Polícia Federal e da CGU cumprem mandados em endereços do Governo do Piauí.Agentes da Polícia Federal e da CGU cumprem mandados em endereços do Governo do Piauí.

As investigações da PF constataram que empresários e agentes públicos atuaram em conjunto para fraudar processos licitatórios e firmar contratos de transporte escolar com sobrepreço, com superfaturamento mínimo de 40% acima dos valores de mercado, causando prejuízos a recursos oriundos do Fundeb e do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).

De acordo com cálculos feitos pela CGU, apenas dois contratos firmados a partir de licitações fraudadas demonstram o desvio de, pelo menos, R$ 50 milhões dos cofres públicos.

A partir dos documentos apreendidos na primeira fase da Operação Topique foram instaurados inquéritos policiais, que deram conta do pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos que ocupavam cargos estratégicos na Seduc. As investigações da PF apontam ainda que o pagamento de propinas ocorria através de transferência gratuita de veículos e imóveis, assim como pagamentos em dinheiro.

Cerca de 80 agentes da Polícia Federal e 10 auditores da CGU estão atuando na operação, que cumpre 18 mandados de busca e apreensão em Teresina e um na cidade de Luís Correia.

Facebook
Veja também