Piauí tem terceiro programa concorrendo ao Innovare 2017
O juiz criou um sistema que permite a obediência rigorosa do tempo que um preso deve ficar na cadeia.
Um programa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) foi pré-selecionado para o Prêmio Innovare 2017, só que desta vez na categoria “juiz”. É o terceiro programa do tribunal indicado.
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.
- Foto: Fernando Castelo Branco
Juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas Filho.
O juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas Filho, produziu o Sistema de Apreciação Antecipada de Benefício (SAAB) que permite a obediência rigorosa do tempo que um preso deve ficar na cadeia. Ele explica que o Sistema funciona baseado no Sistema Eletrônico de Execução Unificada, onde é indicado com sessenta dias de antecedência o dia da progressão ou livramento. O promotor é notificado, e observando o bom comportamento do presos, seu livramento é antecipado.
O magistrado enfatizou que o SAAB possibilita ao apenado a soltura no dia exato. “As checagens de determinação de soltura também são feitas com mais exatidão”, enfatizou o juiz. “Há o ganho da pacificação social e do cumprimento exato da lei, além de um estímulo ao bom comportamento no cárcere”, ressaltou o magistrado, também chamando a atenção para a superlotação dos presídios.
Outros dois programas do TJ-PI já foram pré-selecionados para o Prêmio Innovare: “rede de apoio às audiências de custódia”, que visa garantir que os presos em flagrante sejam apresentados a um juiz de Direito, em até 24 horas, e “atendimento ambulatorial para transtornos mentais de pessoas em conflito com a lei”.
FMS disponibiliza chip anticoncepcional em 37 UBSs de Teresina
Conforme a FMS, médicos e enfermeiros têm recebido treinamentos específicos para realizar a inserção e a retirada do dispositivo.Colisão entre carros deixa três pessoas feridas na BR-343 em Campo Maior
O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), no km 249,9 da rodovia; um dos condutores saiu ilesoTJ do Piauí integrará publicação nacional em e-book sobre a II Semana da Pauta Verde
Conforme o TJ, o material reúne um resumo das ações promovidas pelo tribunal, acompanhado de registros fotográficos.Ciro Nogueira garantiu água para mais de 342 mil piauienses em diversas cidades
Ciro Nogueira atuou para garantir recursos investidos pelas prefeituras e pelo governo estadual em obras construção e recuperação de barragens.Apipa pede ajuda para custear cirurgia de cachorro atropelado no bairro Saci
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a protetora informou que o cachorro Dólar chegou à Apipa com fraturas graves nas pernas.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir