Viagora

PMT divulga estudo sobre violência contra mulher em Teresina

O levantamento das informações foi realizado pela própria secretaria, com financiamento do Banco Mundial e apoio do Programa Lagoas do Norte.

Na próxima terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres irá apresentar ao prefeito Firmino Filho (PSDB) o resultado de um diagnóstico que mensura a violência contra a mulher em Teresina. O levantamento das informações foi realizado pela própria secretaria, com financiamento do Banco Mundial e apoio do Programa Lagoas do Norte.

A figura responsável pelo diagnóstico é a socióloga e pós-doutora em gênero pela Unicamp, Wânia Pasinato. Além da coleta de dados, a socióloga também avaliou a rede de serviços para as mulheres, assim como revisou, monitorou e avaliou o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Com as informações deste diagnóstico, será possível traçar melhores e mais efetivas políticas públicas para combater as violências sofridas pelas mulheres na capital. “O diagnóstico é extremamente importante porque é como se fosse uma lupa diante do problema, que impacta mais diretamente a vida das mulheres, que é a violência contra a mulher. Ele vai dizer melhor quais as instituições existentes no município, como as mulheres que acessam essa rede, qual a percepção dessas mulheres sobre a violência e como devemos implantar políticas públicas”, afirma Macilane Gomes, secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher.

O diagnóstico foi realizado em etapas, compreendendo os dimensionamentos da violência contra as mulheres e da resposta nos programas e serviços de enfrentamento à violência, sendo realizada também assistência técnica e formação à equipe, usando técnicas quanti-qualitativas, coletas de informações em registros administrativos, entrevistas semiestruturadas e questionários.

O resultado final do diagnóstico será apresentado a Firmino Filho na terça-feira (7), às 10h, no Salão Nobre, localizado no Palácio da Cidade.

Facebook
Veja também