Viagora

Preparo de Cajuína será tema de curso que acontecerá em outubro

Treinamento é uma ação do Projeto de Fruticultura do Sebrae no Piauí.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCajuina(Imagem:Reprodução)Cajuina
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará no período de 22 a 24 de outubro, o curso de Preparo de Cajuína. O treinamento é destinado aos produtores de caju da grande Teresina e demais pessoas interessadas em aprender as técnicas de produção dessa bebida tipicamente piauiense.

“Resolvemos realizar uma turma desse curso em outubro porque a procura estava muito grande. Os produtores do entorno da capital estão interessados em aprender receitas para agregar valor ao caju cultivado em suas propriedades. Eles não querem só vender o caju, mas transformá-lo em algum produto, muito rentável, como é o caso da cajuína” afirma a gestora do Projeto de Fruticultura do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas e possui uma carga horária de 20 horas. A parte teórica acontecerá no prédio do Sebrae em Teresina, localizado na Avenida Campos Sales, nº1046, Centro. Nessa etapa, com duração de quatro horas, os participantes receberão informações sobre o processamento da cajuína, legalização da agroindústria, boas práticas de fabricação, a parte química do preparo, legalização de produto, mercado e padronização, e gestão da agroindústria.

Já a parte prática, com carga horária de 16 horas, será realizada na chácara 6M, localizada na BR 343, na estrada que liga Teresina a Altos. No local, os participantes irão conhecer todo o processo de preparo da cajuína, desde a colheita, passando pelas etapas de transporte do caju para a agroindústria, seleção das frutas, pesagem, lavagem, descastanhamento, até chegar ao armazenamento.

O curso será ministrado pelo consultor do Sebrae no Piauí, LenildoLima. As vagas são limitadas e o investimento é de R$ 60,00 por participante.

Maiores informações na Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, ou pelos telefones (86) 3216-1350 / 9988- 6888. Os interessados podem também enviar e-mail para [email protected].

Facebook
Veja também