Viagora

Presos fazem quebra-quebra na Penitenciária Regional de Floriano

O motivo do motim, segundo a Secretaria de Justiça, seria a greve dos agentes penitenciários.

Por durante cerca de três horas, aconteceu um motim na Penitenciária Regional de Floriano, conhecida como Vereda Grande. A ação terminou por volta das 13h desta quinta-feira (21).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Zé Roberto, os presos estavam rebelados desde 10hrs da manhã e os agentes fizeram o trabalho de contenção.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, afirmou que a motivação dos presos para se amotinarem foi o não cumprimento, por parte dos agentes grevistas, da determinação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para que parte dos servidores retornem às atividades. Os agentes penitenciários estão em greve desde o dia 11 deste mês, cobrando melhorias salariais. 

“Vamos comunicar, na Justiça, por meio da Procuradoria Geral do Estado, o fato de o tal 'comando de greve' não estar cumprindo com a determinação judicial de permitir que as visitas entrem com sacolas nos presídios e vamos cobrar para que arquem com o gasto que teremos que fazer na recuperação da unidade", afirmou o gestor.

Oliveira reforçou que, “lamentavelmente, o comando de greve já está há 10 dias prejudicando muitas ações no sistema prisional, além de não cumprir na integralidade a determinação do TJ, ao boicotar a entrada de familiares com sacolas ou alimentos e pertences para os presos".

Zé Roberto disse ao Viagoraque “a rebelião de presos não tem nada a ver com greve de agentes penitenciários”. Ele justificou que “hoje os serviços estão sendo cumpridos dentro do estipulado pelo Tribunal de Justiça de 60 % das atividades. Está sendo garantido direito à advogado e está sendo garantido o direito à visita”, afirmou.

Controlado o motim, os presos dos três pavilhões da unidade penal – que tem 380 detentos – foram colocados na área de contenção. Os danos nos três pavilhões da unidade foram de média proporção, de acordo com a Secretaria de Justiça.

Facebook
Veja também