Viagora

Sobrevivente de acidente que matou 10 na BA escapa de batida na capital

Amolador de tesouras pulou de janela no acidente da BR-324, terça-feira. Nesta quarta-feira, ele desceu do transporte instantes antes dele bater.

Um dia depois de ter sobrevivido ao acidente que matou 10 pessoas na BR-324, na região metropolitana de Salvador, o amolador de tesouras Adriano Santos escapou da batida entre uma van e um micro-ônibus que deixou 13 passageiros feridos na manhã desta quarta-feira (4), no bairro de São Cristóvão.
Imagem: ReproduçãoAdriano santos(Imagem:Reprodução)Adriano santos

"Eu vinha no carro de trás quando de repente tomei aquele baque do susto, graças a Deus não tive nada. Ontem, eu me livrei de um grande acidente na estrada de Candeias, ali na BR-324. Pela segunda vez, hoje, de novo, nasci novamente. Agora, eu só tenho a agradecer a Deus e aos meus orixás", diz Adriano.

O amolador conta que mora no bairro de São Marcos, em Salvador, e ia trabalhar em São Cristóvão nesta manhã. Antes da batida entre o micro-ônibus e a van, ele desceu para tomar café. "Eu vinha no ônibus e desci para tomar um café e ele bateu no fundo, mas graças a Deus não teve gravidade como ontem", observa.

Escapou pela janela

Assim como a recepcionista Andrea Nery de Santana, que pulou da janela assim que a van em que viajava, envolvida no acidente com dez mortes, parou na pista da BR-324 na manhã de terça-feira, o amolador Adriano também estava sentado atrás do motorista do veículo e escapou pela janela. "Eu estava do lado da janela e pulei, senão eu acho que seria fatal", avalia o amolador.

Adriano voltava dos festejos juninos e conta que pegou a van dois pontos antes do município de Candeias. "Estava todo mundo cochilando, eu tava vindo da farra do São João ainda. Acordei com o impacto. Eu estava em um banco atrás do motorista, nasci mais uma vez, porque aquele acidente foi demais, eu poderia não estar vivo para contar a história", conclui.

Acidente na BR-324

Dez pessoas morreram no acidente grave ocorrido no início da manhã de terça-feira, na BR-324, região metropolitana de Salvador. Nove pessoas que viajavam em uma van morreram na hora, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A 10ª vítima morreu após dar entrada no Hospital Geral do Estado, em Salvador. Outras quatro pessoas foram internadas na unidade de saúde - uma recebeu alta no final da manhã e outros três permaneciam internados.
Imagem: ReproduçãoAcidente entre van e carreta matou 10 pessoas(Imagem:Reprodução)Acidente entre van e carreta matou 10 pessoas

O acidente ocorrido por volta das 5h15, nas proximidades do município de Candeias, envolveu uma carreta com placa de Itaúna (MG) e uma van licenciada em Santo Amaro, na Bahia, que transportava 16 pessoas. A van bateu na lateral da carreta no km-591, no trecho do posto de combustível Laçador. Segundo familiares, os passageiros saíram da cidade de Saubara, a 91 km de Salvador.

O motorista da carreta saiu ileso do acidente. "Eu vinha na pista, na velocidade certa, quando ele chegou correndo demais. Eu só vi o impacto. Não sei o que aconteceu", diz o condutor Valdeci Luís da Cunha, que saiu do Recife (PE), com o veículo carregado de ferro, em direção ao município baiano de Simões Filho. Segundo a PRF, ele deve ser encaminhado para prestar depoimento na delegacia de Candeias, onde será aberto inquérito policial.

De acordo com a Agerba, órgão estadual que regula e fiscaliza os transportes, a van envolvida no acidente não possuía licença para realizar transporte, configurando clandestinidade. Segundo o diretor executivo do órgão, Eduardo Pessoa, o proprietário do veículo solicitou vistoria junto à Agerba em setembro de 2011, mas a realização do procedimento foi negada porque a van não possuía requisitos para circular.

Situação dos feridos

Três pessoas continuam internadas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), um deles apresenta estado grave e passou por uma cirurgia ortopédica na terça-feira. Outro permanece em observação. O terceiro paciente teve alta do neurologista e do ortopedista, mas aguarda avaliação do buço maxilo facial. Outros dois feridos - um deles o motorista da van - estão no Hospital do Subúrbio.

Mortos

Apenas um dos 10 mortos ainda não foi identificado pelo Departamento de Polícia Técnica, que se refere à quarta pessoa encaminhada para o HGE e que morreu ainda na unidade de saúde. De acordo com o DPT, familiares retiraram os corpos de três das vítimas, que foram levadas para as cidades de Terra Nova, Santo Amaro e Saubara. Uma criança de 12 anos que morreu no acidente estava sem documentação e teve o corpo reconhecido pelo pai, que se apresentou no local. Apenas uma das vítimas identificadas é do sexo feminino; os demais são do masculino.

Facebook
Veja também