TCE julga procedente denúncia contra ex-prefeito Florentino Neto
O atual secretário de Saúde do Piauí foi denunciado por atos praticados na condição de prefeito de Parnaíba. A sessão de julgamento do caso aconteceu no dia 18 de julho de 2018.
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Piauí julgou procedente denúncia contra o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto. Ele teria feito contratações em períodos proibidos e realizado as publicações sobre as mesmas com atraso. A sessão de julgamento aconteceu no dia 18 de julho de 2018 e teve como relatora do caso a conselheira Lilian Martins.
- Foto: Divulgação/ CCOM
Florentino Neto
A conselheira citou o artigo 28 da Constituição Federal que determina que os municípios publicarão, em seu órgão de imprensa, dentro de dez dias, a partir da conclusão do ato respectivo, os extratos dos atos de nomeação, admissão, contratação, promoção, exoneração, demissão e aposentadoria de seu pessoal, sob pena de nulidade absoluta.
Lilian Martins concluiu que houve desrespeito à regra “tendo em vista que o ato de publicação dos extratos de todos os contratos, somente ocorreu no mês de outubro, entre os dias 07 e 21, ou seja, com um prazo bem superior a dez dias”.
No que se refere à contratação temporária em período eleitoral, ela ressaltou que nem todos os cargos temporários providos, ao menos em tese, correspondem a atribuições ou a atividades essenciais e inadiáveis ao atendimento do interesse público (como no caso de artesão e telefonista).
Lilian também diz que não foram apresentados documentos e/ou laudos da Secretaria Municipal de Saúde demonstrando o excepcional interesse público no provimento dos cargos mediante contratação por tempo determinado nos quantitativos efetivados.
O TCE-PI considerou, ainda, que a estipulação do prazo de um ano para a vigência de todos os contratos analisados, por si só, contraria o atendimento de uma situação excepcional e circunstancial.
O Tribunal de Contas o Piauí seguiu o voto da relatora pela procedência da denúncia e pelo seu apensamento à prestação de contas da Prefeitura de Paranaíba, exercício financeiro de 2016. Em relação à multa, somente haverá manifestação quando do julgamento da prestação de contas.
Serra da Capivara no Piauí celebra 47 anos como patrimônio da humanidade
O parque localizado no sudeste do Piauí reúne a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e segue como referência mundial em pesquisa, preservação e turismo.Área do Mocambinho receberá pista de atletismo, campos e arquibancadas
A intervenção, que estava paralisada desde 2023, utiliza de R$ 8 milhões de investimento, para uma estrutura moderna com pista de atletismo, campos de futebol, vestiários, arquibancadas e demais equipFMS reabre 45 consultórios odontológicos em Teresina
De acordo com a prefeitura, com a mudança, foi garantido maior repasse de recursos federais, com a reorganização dos processos de trabalho, do empenho das equipes e da aquisição de insumos.Tribunal de Justiça realiza ações de combate à violência sexual infantojuvenil no PI
O TJ apontou que as atividades incluíram capacitações, seminários e palestras voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e à garantia dos direitos infantojuvenis.Secretaria de Segurança apresenta kit personalizado da 2ª Cãorrida em Teresina
O Núcleo de Operações com Cães (NOC) informou que a programação terá largada às 6h, na Avenida Raul Lopes, no bairro de Fátima.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir