Viagora

TJ-PI realiza primeira audiência judicial por videoconferência

O ato pioneiro foi conduzido pelo juiz Heliomar Rios, titular da Vara Agrária de Bom Jesus.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou, nesta quarta-feira (26), sua primeira audiência judicial por videoconferência, procedimento regulamentado pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI). O ato pioneiro foi conduzido pelo juiz Heliomar Rios, titular da Vara Agrária de Bom Jesus, utilizando a ferramenta Skype For Business.

  • Foto: Tribunal de Justiça do PiauíO juiz Heliomar Rios utilizou a ferramenta Skype For Business.O juiz Heliomar Rios utilizou a ferramenta Skype For Business.

Além de Heliomar Rios, que estava em Teresina no momento da audiência de instrução e julgamento, participaram do ato, na comarca de Bom Jesus, os advogados Roberto Fontoura e Jean Carlos Baldissarella, o autor Jorge Ratajaczyk, o réu Clay Robert Earl, e o promotor Francisco de Assis Rodrigues de Santiago Júnior. Durante a videoconferência, foi colhido depoimento do réu, realizada oitiva de testemunha e proferida decisão do magistrado.

 “Realizamos a audiência sem qualquer interferência em níveis técnico ou estrutural, com áudio e imagem excelentes. Inclusive, as partes elogiaram a utilização do sistema. Essa é, de fato, uma ferramenta que vem a trazer ganhos não apenas para o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, mas para todo o sistema de Justiça piauiense”, declarou o magistrado Heliomar Rios, logo após conclusão da audiência.

Participando do encerramento da audiência em Teresina, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, ressaltou o caráter pioneiro da audiência. Ele afirmou que a utilização da videoconferência para a realização de atos judiciais proporciona “economia aos diversos órgãos do sistema de Justiça, maior segurança quando da realização de audiência de réus presos, além de melhoria da produtividade das unidades judiciárias em função da otimização do tempo”.

Facebook
Veja também