Viagora

Veja como se preparar para as provas dos Correios, Petrobras e BNDES

Concursos são muito aguardados pelos candidatos. Lia Salgado responde a perguntas de internautas em vídeo.

Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* fala sobre preparação para concursos públicos. Lia responde a dúvidas dos internautas sobre como estudar para as seleções dos Correios, Petrobras e BNDES.

"Gostaria de algumas dicas para o concurso dos Correios, que deverá acontecer em 2013, para nível médio", diz o internauta Raudinei Rodrigues.

"Os Correios devem fazer um concurso nos primeiros meses de 2013. A previsão é de mais de 6 mil vagas. Enquanto não temos o novo edital, o melhor é tomar como base o concurso anterior, de 2011", diz a especialista.

A prova anterior cobrou as disciplinas de português, matemática e informática.

Para o início dos estudos, ela indica a divisão do tempo, igualmente, entre as 3 disciplinas. "Se você observar que existe mais dificuldade em alguma delas, é melhor aumentar o tempo de estudo, para que todas fiquem no mesmo patamar de conhecimento. Vale a pena começar a estudar a teoria agora para sair na frente da concorrência", ressalta.

Cada vez que o internauta chegar ao fim de uma disciplina, ele deve voltar ao início até que o edital do concurso seja divulgado. "A repetição vai garantir que você tenha segurança no conhecimento adquirido", lembra Lia.

A preparação também deve incluir a resolução de provas de concursos anteriores, para que o candidato possa avaliar seu aprendizado e determinar o que ainda precisa ser estudado.

"Como ainda não se sabe qual instituição será responsável pelo próximo concurso, o candidato pode variar entre provas de múltipla escolha do Cespe/UnB, que fez o último concurso, da Cesgranrio e da Fundação Carlos Chagas, para nível médio", diz.

Lia lembra que para os cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo ainda há teste físico. "A preparação para essa etapa deve começar junto com a preparação da parte escrita, porque o corpo precisa de tempo para se adaptar ao esforço".

A especialista indica a leitura da coluna sobre como estudar para concursos públicos e outra com dicas por disciplinas e simulados para os Correios.

Petrobras ou BNDES?
A internauta Jéssica Oliveira sempre quis ser funcionária da Petrobras, mas agora está em dúvida se também tenta o concurso o BNDES. "Na sua opinião, qual desses concursos valem mais a pena", questiona.

Segundo Lia, os dois concursos são excelentes, mas ela ressalta que o BNDES costuma ter salários melhores. Por outro lado, a Petrobras realiza seleções com mais frequência, além de ter subsidiárias, como a Transpetro e a BR Distribuidora.

"Minha sugestão é que você não escolha uma delas e se prepare para as duas", diz Lia.

Ela ressalta que os conteúdos programáticos dos dois concursos são parecidos e que a internauta pode preparar uma grade de estudo com base nos editais anteriores.

"Com isso você fica preparada para o concurso que aparecer primeiro e ainda tem uma vantagem adicional, já que a Cesgranrio costuma fazer as duas provas."

Estudo
A internauta Ana Guerra começou um curso preparatório há duas semanas e quer fazer provas de concursos. Ela é formada em administração e trabalha, mas não sabe em qual área focar e como estudar. "Qual a melhor forma para estudar: focar somente o que vejo no cursinho ou coloco novas matérias de acordo com os editais? Em qual carreira devo focar?", pergunta.

"Se você começou a fazer o curso há tão pouco tempo, sugiro que mantenha o estudo para as matérias básicas. Incluir assuntos específicos vai tomar tempo que poderia ser dedicado a disciplinas que servirão para todos. Mais para a frente, quando você estiver mais segura, poderá incluir específicas do concurso que for fazer", diz Lia.

Em relação a carreira, a especialista cita duas opções. A primeira seria concursos de nível superior para formação em administração. "Nesse caso, Petrobras e BNDES seriam excelentes opções."

A outra possibilidade seriam concursos de nível superior que não exigem formação específica. A internauta poderia tentar a área fiscal, em tribunais, como analista, e até na Polícia Federal.

Para a especialista, a internauta não deve estudar disciplinas que ainda não foram vistas no curso. "Você vai gastar muito tempo tentando compreender assuntos novos sozinha, sendo que poderia estudar o que já foi apresentado pelo professor em aula."

Antes da aula, Lia sugere que a internauta revise o que foi apresentado na aula anterior. "Isso ajuda a ter um aproveitamento melhor."

Para manter a preparação, a especialista sugere a leitura das colunas sobre preparação para concursos da área fiscal, concursos para tribunais e concursos que exigem formação específica.

*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”
Mais conteúdo sobre:

Petrobras

Facebook
Veja também