Viagora

Vereadores denunciam prefeito Dr. Macaxeira ao TCE por improbidade

A denúncia foi protocolada Tribunal de Contas do Piauí nessa quarta-feira (15), pelos vereadores do município de Redenção do Gurgueia Edvaldo Rodrigues e Amparo Gil de Figueiredo.

Vereadores do município de Redenção do Gurgueia protocolaram nessa quarta-feira (15) um denúncia no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) contra o prefeito do município, Angelo Jose Sena Santos, mais conhecido como Dr. Macaxeira.

  • Foto: Divulgação / FacebookPrefeito Angelo Jose Sena Santos, o Dr. Macaxeira.Prefeito Angelo Jose Sena Santos, o Dr. Macaxeira.

A denúncia apresentada por Edvaldo Rodrigues e Amparo Gil de Figueiredo, vereadores no município, relata que o gestor praticou várias irregularidades como nepotismo, corrupção, formação de quadrilha e também peculato, que consiste no crime de desvio de verbas ou bens públicos. Os vereadores Nilda de Sousa Soares, Daniel Bezerra de Souza e a professora Delaice Fonseca Guerra Fernandes também foram denunciados, além do procurador Edvan Fonseca Guerra.

Macaxeira foi acusado de fazer contratações irregulares de mais de 30 pessoas para o exercício de cargos públicos com dispensa de licitação e inexibilidade, e fracionamento de despesas. Os vereadores o acusaram também de contratar seis portais de notícias para que as denúncias contra ele não fossem divulgadas.

A representação aponta que os denunciados no período eleitoral pegaram dinheiro emprestado, materiais e serviços como financiadores de campanha, que seriam pagos por meio de licitações, contratos e pagamentos fraudulentos. 

Confira os nomes de algumas pessoas contratadas pelo prefeito de forma irregular:

Ariane Guerra Fernandes, filha da professora e secretária de Educação Delaice Guerra Fernandes, e irmã do procurador-geral. Ela foi contratada para assumir o cargo de coordenadora do Samu.

Claudino Bezerra de Souza Neto, filho do vereador Daniel Bezerra de Souza, foi contratado como diretor do departamento municipal de trânsito.

Arlan Figueiredo Borges, irmão do vice-prefeito, foi contratado como odontólogo. 

Oldair Fonseca, irmão do procurador-geral do município. Contratado para o cargo de procurador da Câmara Municipal de Redenção do Gurguéia.

Nilda de Sousa Soares, contratada para o cargo de chefe da Divisão de Processamento de Dados.

Alexander de Sousa Soares e Kened de Sousa Soares, que são filhos da vereadora e atual presidente da Câmara Municipal, foram contratados pelo município para exercer respectivamente o cargo de assessor especial do prefeito e para fazer parte da comissão de licitação.

Outro lado

O Viagora tentou entrar em contato com o prefeito Dr. Macaxeira, mas ele não foi encontrado para comentar o caso.

Facebook
Veja também