Viagora

Wellington Dias decreta situação de emergência em seis municípios

O decreto cita o risco de rompimento da Barragem do Bezerro, em José de Freitas.

O governador Wellington Dias decretou situação de emergência em seis municípios do Piauí devido a rompimentos de barragens. Os municípios afetados pela medida são José de Fretas, Barras, Cabeceiras, Batalha, Esperantina e Lagoa Alegre. O Decreto nº 17.705 é do dia 10 de abril de 2018.

Wellington Dias considerou, para tomar a medida, as chuvas intensas e concentradas em algumas regiões do estado. Ele cita a Barragem do Bezerro que, após nove anos de seca prolongada, alcançou um volume excepcional na sua bacia, vinco acompanhado do risco de rompimento. O alerta foi feito pela Defesa Civil e por vários outros órgãos e entidades.

  • Foto: Francisco LealGovernador visita Barragem do Bezerro.Governador visita Barragem do Bezerro.

O governador autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob orientação da secretaria estadual da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Também foi autorizado a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas para arrecadação de recursos junto à comunidade. Segundo o decreto, o objetivo é facilitar o trabalho de assistência à população.

Acompanhamento do caso

Wellington esteve em José de Freitas na manhã desta quarta-feira (11) para acompanhar os trabalhos de monitoramento que estão sendo feitos na Barragem do Bezerro.

Segundo o diretor do Idepi, Geraldo Magela, a última medição constatou que a altura do espelho d'água caiu 60 cm nos últimos dois dias. “Novas máquinas e equipamentos estão chegando em José de Freitas para fazer o trabalho de restauração, já que o trabalho de prevenção já está sendo feito no local desde o último domingo”, disse Magela.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 453 pessoas já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas. Na cidade de Batalha, outras 108 pessoas.

Doações

Algumas famílias estão alojadas no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de José de Freitas. Quem deseja realizar doações pode se dirigir à Rua Benedito Avelino, 1 - Cidade Nova. A Escola Municipal Agripino Portela também está sendo um ponto de doações. 

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também