Viagora

Wellington Dias lidera intenção de votos em Pesquisa Amostragem

No total, a pesquisa entrevistou 1.137 eleitores do Piauí, por amostragem casual, com nível de confiança de 95%.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, a pedido da Rede Meio Norte de Comunicação, foi divulgada nesta segunda-feira (19). De acordo com a pesquisa, caso as eleições fossem hoje, o atual governador Wellington Dias (PT) estaria reeleito com a maioria dos votos.

No total, a pesquisa entrevistou 1.137 eleitores do Piauí, por amostragem casual, com nível de confiança de 95%. Nesse caso, a margem de erro é de até 2,85%, tanto para mais como para menos.

  • Foto: AscomGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

O levantamento do Amostragem ocorreu entre os dias 26 e 30 de janeiro deste ano. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral pelo número PI-00411/2018. Os dados são referentes a 47 municípios, além de apresentar quatro diferentes cenários de intenção de votos, que foram estimulados.

Na pesquisa, os votos válidos não incluem os eleitores indecisos e os que vão votar nulo ou branco.

Cenário com Firmino Filho (PSDB)

Em um suposto cenário que Wellington Dias dispute com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, junto com Doutor Pessoa (PSD), João Vicente Claudino (Sem partido), João Henrique Sousa (MDB) e com o empresário Fábio Sérvio (PSL), o governador seria reeleito com 70,80% dos votos.

Cenário com Luciano Nunes (PSDB)

Caso o cenário fosse trocado e Firmino Filho fosse substituído pelo deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), o governador Wellington Dias também sairia vitorioso com 69,62% dos votos.

Cenário com Luciano e sem João Henrique

Um terceiro cenário também foi suposto. A disputa ocorreria sem Luciano Nunes e João Henrique Sousa, nesse caso Wellington Dias sairia vitorioso com 64,55% dos votos válidos.

Cenário sem João Henrique e Firmino Filho

Já nesse cenário, o atual governador Wellington Dias conseguiria 69,92% dos votos, também seria reeleito com vantagem.

Facebook
Veja também