Ministério Público pede que prefeito de Paulistana suspenda teste seletivo
Um novo procedimento de dispensa de licitação deve ser realizado para contratação da banca examinadora, com ampla divulgação.O promotor de justiça Petrônio Cavalcante requereu que o prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, suspenda o teste seletivo para preenchimento de cargos na Secretaria de Educação. A recomendação foi divulgada nesta sexta-feira (07) pelo Ministério Público do Estado, que estabeleceu um prazo de 48 horas para que o gestor acate a medida.
Um novo procedimento de dispensa de licitação deve ser realizado para contratação da banca examinadora, com ampla divulgação em sítio eletrônico, para que os interessados tenham a oportunidade de se inscrever.
O Ministério Público orientou que o prefeito e o secretário de Educação, Charlidon Sobreira, enviem um novo edital para publicação no Diário Oficial, no prazo de 48 horas.
Conforme a recomendação, o novo edital precisa ter informações essenciais para garantir transparência ao processo, tais como: o piso salarial dos profissionais do magistério da rede pública de Paulistana, com base na Lei Federal nº 11.738/2008, possibilidade de recursos em todas as fases do certame; as hipóteses legais de isenção da taxa de inscrição; e estabelecer critérios objetivos de correção e lotação da segunda etapa do processo seletivo.
Diante disso, será necessário estabelecer novos prazos para cada etapa do processo seletivo. Além disso, o prefeito de Paulistana deve designar uma comissão para conduzir o processo seletivo, divulgando o nome, o cargo e o vínculo dos membros com a administração pública.
O promotor recomenda também que os integrantes da comissão sejam servidores efetivos e possuam cargos de nível equivalente ou superior aos que serão selecionados.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de Paulistana para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.