Promotor denuncia médico César Rebelo em Campo Maior
O MP requereu ao Judiciário a condenação do médico, com base no artigo 12 da Lei Federal Lei n.º 8.429/92.
Nessa quinta-feira (17), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) informou que por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Campo Maior, ingressou com ação civil por improbidade administrativa contra o médico César Barros Rebelo, servidor do hospital regional de Campo Maior.
De acordo com o promotor de Justiça Maurício Gomes, que foi autor da ação, o médico, com escala presencial de 24 horas, em outubro de 2014, saiu do plantão médico sem aguardar a chegada do profissional que ficaria na próxima escala.
- Foto: Divulgação/MP
Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI)
O promotor Maurício Gomes considera que o médico César Barros “simplesmente deixou o HRCM, assim como os pacientes em tratamento médico de urgência e emergência, sem se importar com eventuais desventuras ou intempéries médicas que viessem a ocorrer, afrontando diretamente seu dever moral de aguardar seu substituto legal, conforme escala de médico plantonista”.
Assim, o MP pediu a realização de audiência de conciliação, para discutir um eventual TAC, conforme sugere a resolução CNMP n.º 179/2017; como também solicitou que o Estado do Piauí e a diretoria seja informado sobre a ação de improbidade a fim de que tomem as medidas administrativas cabíveis para o caso.
O MP também requereu ao Judiciário a condenação do médico, com base no artigo 12 da Lei Federal Lei n.º 8.429/92, “por prática de ato de improbidade administrativa, tendo em vista que o mesmo deixou o plantão médico que exercia, sem realizar a passagem, para o profissional que o sucederia, dando conhecimento do quadro clínico dos pacientes, violando os princípios da legalidade, eficiência e moralidade”.
-
Paloma Rodrigues vai representar o Piauí na final do Miss Universo Brasil neste sábado
A piauiense disputará com outras 30 candidatas a cobiçada coroa nacional na grande final realizada em São Paulo. -
TJPI realiza primeira sessão da 6ª Câmara de Direito Público com novas desembargadoras
Maria Luíza de Moura Mello e Freitas foi eleita presidente do colegiado e também comandará a 2ª Câmara Especializada Criminal a partir de 31 de julho -
MP investiga demora e falta de agendamento de consultas em São Raimundo Nonato
Conforme a portaria do Ministério Público do Piauí (MPPI), um procedimento preparatório de inquérito civil foi aberto em 2025 após denúncia anônima encaminhada à Promotoria de Justiça. -
Carreta com carga tomba após motorista perder controle na PI-247 em Uruçuí
Segundo informações preliminares, as equipes de resgate foram acionadas e prestaram os primeiros socorros. -
Promotora investiga prefeito de Francisco Santos por não nomear concursados
O prefeito informou que os candidatos aprovados foram convocados e nomeados conforme o número de vagas previstos e ressaltou que o prazo de validade do concurso encerrou-se em janeiro de 2026.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir