Viagora

Ministério Público denuncia mais 8 alvos da Operação Escamoteamento

As acusações são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva. Três suspeitos ainda estão foragidos.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado protocolou, nessa terça-feira (12), mais duas denúncias contra alvos da operação Escamoteamento. As acusações são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva.

Os denunciados foram Jefse Rodrigues Vinute, John Brendan Brito Oliveira, Ana Carolina Portela Silva, Carlos Kenede Fortuna de Araújo, Rodolfo Rodrigo Cardoso e Silva, Raimundo Nonato Ribeiro Franco Primo, Francisco Elânio Moreira Arruda e Lindomar Sousa Nunes.

  • Foto: Isabela de MenesesPromotor Rômulo CordãoPromotor Rômulo Cordão

A operação Escamoteamento foi deflagrada em abril deste ano, realizando a prisão de 13 suspeitos. Sua segunda fase ocorreu no mês de outubro, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão preventiva. Ainda permanecem foragidos os denunciados Jefse Rodrigues, Francisco Elânio e Lindomar Sousa.

A investigação

De acordo com a investigação do Ministério Público, o núcleo do esquema estava na cidade de Cocal, que iniciou o projeto criminoso em 2013, após a eleição do prefeito Rubens Vieira.

Nos autos da denúncia, os promotores deixam claro que o prefeito Rubens Vieira tem ligações estreitas com os empresários cearenses e que beneficiou-os inúmeras vezes com contratações através de processos licitatórios.

Além de Cocal, outras cidades do Piauí e Maranhão participavam do esquema que, segundo o promotor Rômulo Cordão,movimentou cerca de R$ 200 milhões.

Facebook
Veja também