Justiça do Estado solta investigados na Operação Sesmaria
Acusados teriam desviado terreno público de 24 mil hectares no Estado. A Justiça, por meio de decisão monocrática, decretou a liberação dos acusados neste domingo (5).
Nesse domingo (5), o desembargador Joaquim Santana, do Tribunal de Justiça do Piauí, decidiu pela liberação dos suspeitos na Operação Sesmaria, deflagrada na última sexta-feira (03), para desarticular um esquema de grilagem de terras no interior do Estado. Foram presos na operação os advogados Linconl Hermes Saraiva Guerra e Manoel de Sousa Cerqueira, o agrimensor José Robert Leal Rocha e o juiz aposentado Cícero Rodrigues, que atuava como advogado.
Os suspeitos foram acusados de corrupção ativa e passiva, peculato (desvios de bens públicos), formação de quadrilha e falsidade ideológica, segundo o promotor Rômulo Cordão, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). De acordo com as investigações, eles teriam participado de ocupação irregular de terras no estado, cerca de 24 mil hectares. O dado foi revelado durante entrevista coletiva na sede do Gaeco. De acordo com José William Pereira Luz, promotor de Canto do Buriti, a área é superior ao território de Teresina.
Os crimes cometidos pelos acusados teriam ocorrido a partir de agosto de 2009, porém a investigação só teve início em 2013 a partir de revisões feitas nos cartórios da região Sul do Estado pelo juiz da vara agrária do Piauí, Heliomar Rios Ferreira.
A anulação dos quatro títulos, que correspondem aos 24 mil hectares foi feito através da corregedoria pelo Tribunal de Justiça do Piauí.
Teresina
Piauí
Operação Sesmaria
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
-
Denarc realiza 1.008 prisões e apreende 3 toneladas de drogas no Piauí em 2 anos
O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (03) pela Polícia Civil do Piauí. -
Polícia prende condenado por matar mulher queimada em Teresina
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) apontou que, o idoso foi abordado durante diligências das forças de segurança. -
PM conduz homem suspeito de tráfico de drogas na zona rural de Teresina
A PM relatou que a ação aconteceu na rodovia PI-130, durante uma barreira policial no km 31. -
Rafael Fonteles sanciona lei que reorganiza estrutura da Polícia Militar do Piauí
Segundo a legislação, o Batalhão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) passará a contar com quatro companhias, sendo uma na capital. -
Polícia Militar recupera carro de motorista por aplicativo roubado em Teresina
A vítima foi colocada no porta-malas do automóvel, onde foi mantido, enquanto o grupo realizava diversos roubos pela região.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir