Viagora

Agespisa realiza novos testes de qualidade na água de Teresina

MP abriu inquérito para investigar distribuidora após laudos apresentarem contaminação.

Após o Ministério Público do Piauí (MPPI) instaurar um inquérito para apurar as condições de qualidade da água distribuída pela Agespisa em Teresina, considerando laudos que atestaram presença de bactérias, a distribuidora decidiu realizar novos testes em resposta às denúncias.

Segundo a Agespisa, serão realizadas duas novas coletas em diversos pontos de Teresina, sendo que uma será feita pela Vigilância Sanitária do Piauí, com análise do Laboratório Central e a outra pela Agespisa, cuja análise será realizada pelo seu próprio laboratório.

A distribuidora afirmou que amostras analisadas foram coletadas no interior de domicílios, o que por lei é considerado errado, já que o procedimento deve ser feito no exterior, pois a qualidade na reservação interna é de responsabilidade do usuário.

  • Foto: Divulgação/AgespisaAgespisaAgespisa

Destacou ainda que qualquer análise requer protocolos exigidos pela legislação de preparação de material de coleta, do local, execução, acondicionamento e transporte das amostras e dos procedimentos analíticos. Caso os testes apresentem contaminação em algum local, isso requer uma recoleta na mesma rede de distribuição em outro ponto para comprovar o resultado.

Um relatório técnico com os resultados dos novos testes devem ser apresentados durante audiência com o Ministério Público do Piauí, na próxima segunda-feira (10).

Facebook
Veja também