Viagora

Ex-prefeito Odival Andrade guardava documentos roubados da prefeitura

Prefeitura de Piripiri fez a denúncia por conta da ausência de documentos na sede.

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-prefeito de Piripiri Odival Andrade, após denúncia protocolada pelo atual prefeito Luiz Menezes (PMDB) da cidade, que alegou que vários documentos da gestão antiga haviam sido roubados. A Polícia encontrou pelo menos 65 pastas de documentos na casa de Odival, que foi detido para esclarecimentos.

  • Foto: Reprodução/FacebookEx-prefeito de Piripiri Odival AndradeEx-prefeito de Piripiri Odival Andrade

“Teriam sumido arquivos da Prefeitura Municipal de Piririri, referentes a gestão anterior dos anos 2013-2016. Além disso foi juntado ao procedimento algumas fotografias de um ex-funcionário retirando os documentos da sede e colocando em um veículo. Em razão disso, remetemos ao juiz pedidos de mandados de busca para localizar a documentação”, explicou o delegado.

A Prefeitura de Piripiri teria denunciado o caso após ser notificada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que constatou a ausência de documentação referente a notas fiscais e recibos de contas e pagamentos da gestão.

Os mandados foram autorizados pelo juiz João Bandeira Monte, da 1º Vara da Comarca de Piripiri, que concedeu as buscas na casa de Odival e mais um ex-funcionário público da cidade. Os documentos foram encontrados somente na casa do ex-prefeito.

  • Foto: Divulgação/PCForam apreendidas pelo menos 65 pastas de documentos na casa do ex-gestor.Foram apreendidas pelo menos 65 pastas de documentos na casa do ex-gestor.

“Ele não chegou a ser preso, ele foi conduzido para a Delegacia para a autuação. O juiz já homologou o flagrante, mas já concedeu a liberdade provisória, parece que foi feito o recolhimento de uma fiança e ele vai responder normalmente em liberdade”, explicou Jorge Terceiro.

O ex-gestor foi autuado no artigo 305 do Código Penal, por suprimir ou ocultar documentos públicos de forma ilegal, podendo ser condenado a uma pena de até seis anos e pagamento de multa.

Facebook
Veja também