Viagora

Juiz diz que saída temporária de presos não aumenta a criminalidade

Segundo os dados, a média de crimes registrados durante a saída temporária e no restante do mês se manteve.

O juiz titular da Vara das Execuções Penais de Teresina (VEP), José Vidal de Freitas Filho, divulgou nessa terça-feira (11), os dados referentes à criminalidade durante as saídas temporárias concedidas aos detentos em regime semiaberto, em Teresina.

Segundo os dados, a média de crimes registrados durante a saída temporária e no restante do mês se manteve. O número médio de delitos por dia na semana de saída temporária foi de 51%. No restante do mês foi de 49%.

“Constatamos que não corresponde à realidade o aumento de criminalidade em época de saída temporária. Em alguns delitos houve um aumento e em outros houve redução”, disse o juiz José Vidal.

  • Foto: Ascom/Tribunal de JustiçaA média de crimes registrados durante a saída temporária e no restante do mês se manteveA média de crimes registrados durante a saída temporária e no restante do mês se manteve

Os registros coletados e usados foram fornecidos pela Polícia Militar do Piauí e são referentes a roubos, furtos, homicídios, roubo e furto de veículos, tráfico de entorpecentes, estupros, porte ilegal de armas, lesão corporal e tentativa de homicídio. 

O levantamento mostra que 95% dos presos beneficiados com a saída retornaram ao presídio. Para conseguir o benefício, o detento precisa estar em regime semiaberto e apresentar bom comportamento. As saídas buscam coincidir com períodos ligados a comemorações familiares.

Facebook
Veja também