CCJ da Alepi aprova criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos
Os votos contratos à proposta do Governador Wellington Dias, foram dos deputados Gustavo Neiva (PSB) e Rubem Martins (PSB).
A proposta do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que busca a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi) na estrutura administrativa do estado, foi aprovada na última terça-feira, 05 de agosto, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Votaram contrários à mensagem, os deputados Gustavo Neiva (PSB) e Rubem Martins (PSB). O deputado Aluísio Martins (PT) deu parecer favorável.
- Foto: Alepi
Aluísio Martins (PT).
O objetivo da Agrespi é fiscalizar a prestação de serviços públicos pela iniciativa privada, controlar a qualidade na prestação desses serviços e estabelecer regras para o setor. A sugestão do governador chegou à Alepi em junho deste ano.
“Segundo o Projeto apresentado pelo Governo a Agrespi não possui atuação específica, é uma agência reguladora que vai tratar de todos os assuntos do Estado do Piauí. Então, como vai ser escolhido o pessoal que vai trabalhar nela? É um engenheiro agrônomo que vai tratar de um assunto jurídico, e vice e versa? É preciso ter esse cuidado com a especificidade dos membros dos conselhos dessa agência”, disse Rubem Martins defendendo o seu voto contrário.
- Foto: Ascom/Alepi
Deputado Rubem Martins (PSB).
“Um outro item que eu chamei atenção foi a questão do mandato dos gestores. Para uma agência reguladora ter autonomia, os membros não podem ser nomeados pelo governador e dispensados ao seu bel prazer. Ele precisa ter um mandato para ter segurança de bater a favor ou contra dos assuntos”, completou o deputado.
A Agrespi tem a finalidade de regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico, transportes, gás canalizado e infraestrutura geral do Estado do Piauí, podendo exercer a função de regulação e fiscalização dos serviços públicos e demais atividades econômicas regulamentadas de competência da União e dos Municípios desde que receba tais entes ou de suas entidades reguladoras a respectiva delegação, mediante convênio, acordo, contrato ou outros instrumentos do mesmo gênero.
Dotada de autonomia administrativa e regulatória, os dirigentes da Agrespi exercerão mandato por prazo certo e terão poderes para regular o setor dos serviços públicos com independência e segundo critérios técnicos.
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
Wellington Dias
-
MP investiga prefeito de Floriano por favorecer empresa em contrato de R$ 140 mil
A Prefeitura de Floriano informou que o contrato seguiu todos os trâmites da Lei de Licitações e que o possível aditivo foi motivado por questões técnicas. -
Gessivaldo cobra melhorias no abastecimento de água na zona rural de Teresina
O parlamentar afirmou que o abastecimento irregular nestas regiões é um problema que afeta as comunidades há anos, impactando na qualidade de vida dos moradores. -
Promotor aciona prefeito de Olho D’Água do Piauí na Justiça
A petição inicial foi protocolada no dia 11 de maio de 2026 e tramita na Vara Única da Comarca de Água Branca. -
Júlio Arcoverde destaca progresso durante recuperação após acidente doméstico
O parlamentar se encontra internado em uma unidade hospitalar neurointensivista, em São Paulo, desde o dia 28 de maio deste ano. -
“Cosplay de Erika Hilton”, diz Samantha Cavalca sobre manifestantes na Câmara
O debate entre a vereadora e os manifestantes foi gerado por divergências com relação ao projeto de lei que visa impedir o uso de banheiros femininos por mulheres trans e travestis.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir