Primeiro caso de H1N1 em Teresina é confirmado pela Sesapi
O caso foi confirmado após um exame realizado em uma adolescente de 13 anos que se encontra internada em estado grave na UTI do HUT.
O primeiro caso de contaminação do vírus da influenza A (H1N1) foi confirmado em Teresina nesta quinta-feira (19), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A paciente de 13 anos se encontra internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
- Foto: Street ViewHospital de Urgência de Teresina - HUT
De acordo com uma nota divulgada pela Sesapi, o caso foi confirmado por meio de exames laboratoriais. A adolescente tem pneumopatia crônica, e está sendo medicada com Tamiflu. De acordo com informações preliminares, a adolescente reside em Teresina, no bairro Alto Alegre, zona Norte da capital.
A doença
A Influenza A (H1N1) é uma infecção respiratória parecida com a gripe comum, que pode causar sintomas como tosse, febre, dor de garganta, calafrios e dores no corpo, podendo ocasionar a morte, em casos mais graves. A influenza A pode ser transmitida rapidamente, através da saliva ou de contato com objetos contaminados.
Para prevenir a disseminação da doença no Piauí e evitar o surgimento de novos casos, uma campanha de vacinação contra aH1N1 será iniciada nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho. Cerca de 808 mil doses da vacina serão encaminhados para a imunização da população do estado.
Devem ser vacinados mulheres gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Também pode ser vacinados os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, os indígenas, professores, funcionários do sistema prisional, privados de liberdade, e jovens de 12 a 21 anos.
Confira a nota da Sesapi:
A Secretaria de Estado da Saúde confirma um caso de Influenza A H1N1, de uma paciente residente em Teresina. A confirmação ocorreu ontem, 19, num trabalho conjunto com a Fundação Municipal de Saúde. A paciente de 13 anos tem co-morbidade associada, pneumopatia crônica, está internada em UTI, com ventilação mecânica e estável.
De acordo com o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde(DUVAS), Herlon Guimarães, o caso foi confirmado laboratorialmente, por PCR, e a paciente está sendo medicada com Tamiflu, terapêutica adotada conforme protocolo clínico para H1N1. Ele afirma também que são disponibilizadas 20.500 unidades do medicamento, que já estão nas unidades hospitalares da rede estadual e municipal.
Teresina
Piauí
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA
Hospital de Urgência de Teresina - HUT
Apoio Financeiro da Badespi Impulsiona Microempreendedores no Piauí
A instituição constatou um salto de 162% no número de contratos firmados, que ultrapassou 1 mil.Revisão “Esquenta Enem” reúne 600 estudantes do ensino médio em Teresina
O evento ocorreu no auditório da Uninovafapi, em formato de aula-game, e trouxe seis professores.Rafael Fonteles lança Projeto Turismo Escolar Intermunicipal
Conforme o governo, o projeto irá proporcionar novas experiências de aprendizagem aos estudantes por meio de visitas a pontos turísticos locais.Ciclista tem pé esmagado após ser atropelado na Avenida Presidente Kennedy
De acordo com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o acidente envolveu dois carros e aconteceu na manhã desta terça-feira (17).SSP-PI lança Curso de Comunicação Não-Violenta para membros das Forças
O evento, ocorre entre os dias 17 e 18 de setembro, reunindo membros das Forças de Segurança, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Judiciário.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir