Viagora

FMS divulga lista de postos de vacinação contra a gripe em Teresina

A campanha iniciou nessa segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho.

Com o início da campanha de vacinação contra a gripe, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou uma lista com o nome, endereço e turno dos postos de vacinação em que o serviço está sendo ofertado pela rede pública. A campanha segue até o dia 1º de junho.

  • Foto: Manuella Brandolff/Palácio PiratiniVacinação de HPV tem público alvo estendido em Teresina

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, relatou que a vacina da campanha oferece imunização contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2, que foram os tipos mais notificados no país em 2017. Segundo Amariles, a vacina pode reduzir as complicações, mortalidade e internações causadas pelos vírus.

Fazem parte dos grupos alvos da vacina, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), agentes de saúde, professores de escolas públicas e privadas, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas. “As vacinas são bastante seguras, não sendo encontradas evidências de que causem eventos sistêmicos graves”, afirma Amariles Borba.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

Confira a lista dos postos de vacinação em Teresina.

Facebook
Veja também