Viagora

Promotor relata problemas em centros de internação de adolescentes

Foram constatadas falta de estrutura, obras inacabadas, falta de material pedagógico e de atividades.

Em inspeções realizadas nos centros de acolhimento de adolescentes infratores, com o objetivo de verificar reformas feitas nas unidades, o promotor de Justiça Maurício Verdejo, auxiliar da 46ª Promotoria de Justiça relatou que constatou vários problemas, envolvendo o falta de materiais e até mesmo a falta de atividade para os jovens.

  • Foto: Ministério PúblicoVistoria realizada pelo Ministério PúblicoVistoria realizada pelo Ministério Público

Foram vistoriados o Centro de Internação Provisória (CEIP), Centro Educacional Masculino (CEM), Programa Semiliberdade e o Centro Educacional Feminino (CEF), durante essa terça (24) e quarta-feira (25). De acordo com o promotor, o Ministério Público havia iniciado uma ação para que o Centro Educacional Masculino (CEM) passasse por reformas, mas as obras nunca foram concluídas e que o lugar, apesar de ter passado por melhorias como na limpeza ainda apresenta falta de estrutura.

“O número de funcionários aumentou, teve um teste seletivo recentemente, a questão de pessoal está melhorando, mas a estrutura continua precária”, relatou Maurício Verdejo. O promotor também constatou que no Programa Semiliberdade tem problemas de gestão e falta atividades para os adolescentes. Uma reforma foi realizada no local, mas tudo está destruído. “Não adiantou nada a reforma se não mantém uma gestão que coloque disciplina e desenvolva atividades para os adolescentes, eles ficam aqui sem fazer nada”, finalizou o promotor.

No Centro Educacional Feminino, foi constatado a falta de estrutura para acolher as adolescentes, e também a necessidade de uma equipe técnica. Durante a Inspeção realizada CEIP, foram constatados a demora para liberação dos adolescentes e a falta de material pedagógico.

O promotor relatou que medidas serão tomadas para tentar finalizar as obras e implantar atividades aos adolescentes. Um reunião será marcada com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), para aborda o assunto.

Facebook
Veja também