Governo do Piauí quer extinguir carreira de escrivão da Polícia Civil
O governador quer transformar o cargo de escrivão de polícia em cargo de agente de polícia.
A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nessa segunda-feira (02) a primeira sessão do mês de abril. O dia iniciou com a leitura de algumas mensagens enviadas pelo Governo do Estado. Uma delas pede a extinção da carreira de escrivão da Polícia Civil.
- Foto: Alepi
O governador quer transformar o cargo de escrivão de polícia em cargo de agente de polícia.
A Mensagem nº 10, que altera a Lei Complementar nº 37 de 09 março de 2004, tem como objetivo transformar o cargo de escrivão de polícia em cargo de agente de polícia. Segundo a mensagem, a unificação das carreiras permite que o agente tenha uma maior qualificação no seu ingresso e na sua formação policial.
Os atuais escrivães passarão, após a publicação da Lei, a fazer parte do cargo de Agente de Polícia, sem prejuízo das promoções já realizadas. Já os atuais agentes de polícia civil passarão por curso de capacitação na Academia de Polícia (ACADEPOL) para exercerem as atribuições específicas da Lei. Também a partir da publicação da Lei, fica extinta a nomenclatura de Escrivão de Polícia das carreiras de policial civil.
A mensagem de nº 11 também altera a Lei Complementar nº 37. O objetivo é criar na estrutura da Polícia Civil do Estado o Departamento Estadual de Narcótico (DENARC), o Departamento de Investigações Criminais (DEIC) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O Governo tenta adequar a Polícia Civil aos padrões nacionais de repressão e combate aos crimes relativos ao tráfico de drogas, às organizações criminosas e ao homicídio e latrocínio.
As matérias serão submetidas a avaliações nas Comissões Técnicas da Casa e seguirão para votação em Plenário.
Teresina
Piauí
Wellington Dias
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
Serra da Capivara no Piauí celebra 47 anos como patrimônio da humanidade
O parque localizado no sudeste do Piauí reúne a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e segue como referência mundial em pesquisa, preservação e turismo.Área do Mocambinho receberá pista de atletismo, campos e arquibancadas
A intervenção, que estava paralisada desde 2023, utiliza de R$ 8 milhões de investimento, para uma estrutura moderna com pista de atletismo, campos de futebol, vestiários, arquibancadas e demais equipFMS reabre 45 consultórios odontológicos em Teresina
De acordo com a prefeitura, com a mudança, foi garantido maior repasse de recursos federais, com a reorganização dos processos de trabalho, do empenho das equipes e da aquisição de insumos.Tribunal de Justiça realiza ações de combate à violência sexual infantojuvenil no PI
O TJ apontou que as atividades incluíram capacitações, seminários e palestras voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e à garantia dos direitos infantojuvenis.Secretaria de Segurança apresenta kit personalizado da 2ª Cãorrida em Teresina
O Núcleo de Operações com Cães (NOC) informou que a programação terá largada às 6h, na Avenida Raul Lopes, no bairro de Fátima.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir