Viagora

Polícia Civil divulga nomes dos envolvidos na Operação Natureza

Os investigados respondem pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa e crimes ambientais.

A Operação Natureza, deflagrada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) na manhã desta quinta-feira (30), cumpriu mandados de prisão temporária em desfavor de sete pessoas envolvidas em um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar-PI). Dentre os investigados presos está o superintendente da Semar, Carlos Moura Fé.

Além do superintendente da Semar, também foram presos os servidores públicos Fabrício Napoleão Andrade e Daniele Melo Vieira que são auditores ambientais, os empresários César Luís Barros Martírios Moura Fé, Tiago Maximiano Junqueira, Carlos Alberto do Prado Tenório e Ivoneta Gontijo dos Santos. Os investigados respondem pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa e crimes ambientais.

As investigações da operação se iniciaram após uma denúncia anônima recebida pela Polícia Federal que, devido a limites de jurisdição, repassou o caso para o Greco. Os acusados cometiam as ações desde 2012 e o valor do prejuízo estimado à Administração Pública é de R$ 3.129.236,04 (três milhões, cento e vinte e nove mil, duzentos e trinta e seis reais e quatro centavos)

Em nota, o Governo do Estado do Piauí afirma que está colaborando plenamente com as investigações do Greco e que a Semar está à total disposição para quaisquer esclarecimentos.

Confira nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), que investiga crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa, além de crimes ambientais.

As ações dos investigados ocorrem desde 2012 e a Semar se coloca à total disposição para esclarecer quaisquer questionamentos, sempre visando à transparência e o correto funcionamento da administração púbica.”

Facebook
Veja também