MPF investiga ex-prefeito Dalberto Rocha por desvio de recursos
O objetivo do inquérito civil é verificar se ocorreram desvios ou apropriação dos recursos do convênio firmado para execução de obras no município.
Um inquérito civil público foi instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF), contra o ex-prefeito Dalberto Rocha para apurar indícios de irregularidades na Prefeitura de Jatobá do Piauí, devido à não execução de obras de melhorias sanitárias domiciliares no município, oriundas de um convênio feito com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no valor de R$ 510.204,08.
De acordo com a portaria nº 101 instaurada pelo procurador da República Israel Gonçalves Santos Silva, a possível irregularidade no convênio nº 0148/13 foi constatada pela Controladoria-Geral da União no Estado do Piauí (CGU), o que levou o MPF a instaurar um procedimento preparatório para verificar a veracidade das informações, que acabou sendo convertido em inquérito civil.
Segundo a portaria, a empresa Diamante Construções Ltda, responsável pela execução da obra, emitiu quatro notas fiscais entre os meses de março e novembro do ano de 2016 no total de 250.000,00 para o andamento da obra, mas uma inspeção realizada pela Funasa constatou que mesmo com o pagamento pelos serviços somente 0,29% da obra havia sido executada.
O objetivo do inquérito civil é verificar se ocorreram desvios ou apropriação dos recursos do convênio firmado entre a Prefeitura de Jatobá do Piauí e a Funasa. Caso as irregularidades forem constatadas, as medidas judiciais cabíveis devem ser requisitadas.
Outro lado
O ex-prefeito disse que ainda não foi notificado pelo Ministério Público Federal (MPF) a respeito da instauração do inquérito. Segundo Dalberto Rocha, o órgão enviou um ofício a empresa Diamante Construções Ltda, e o responsável pela obra vem tentando resolver o problema.
“A empresa executou a obra, mas surgiu uma pendência e quando tem uma pendência, enquanto não é regularizado eles consideram que não foi feito nada. Mas tá pronto os 50% que foi pago para ser executado”, explicou Dalberto Rocha.
De acordo com o ex-prefeito, durante a realização da obra foi constatado que as manilhas estavam fora do padrão do projeto, e a empresa está tentando resolver o problema. “Quando o fiscal foi para receber ele constatou essa inadimplência nas manilhas e notificou a empresa para regularizar a situação”, finalizou Dalberto Rocha.
-
Serra da Capivara no Piauí celebra 47 anos como patrimônio da humanidade
O parque localizado no sudeste do Piauí reúne a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e segue como referência mundial em pesquisa, preservação e turismo. -
Área do Mocambinho receberá pista de atletismo, campos e arquibancadas
A intervenção, que estava paralisada desde 2023, utiliza de R$ 8 milhões de investimento, para uma estrutura moderna com pista de atletismo, campos de futebol, vestiários, arquibancadas e demais equip -
FMS reabre 45 consultórios odontológicos em Teresina
De acordo com a prefeitura, com a mudança, foi garantido maior repasse de recursos federais, com a reorganização dos processos de trabalho, do empenho das equipes e da aquisição de insumos. -
Tribunal de Justiça realiza ações de combate à violência sexual infantojuvenil no PI
O TJ apontou que as atividades incluíram capacitações, seminários e palestras voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e à garantia dos direitos infantojuvenis. -
Secretaria de Segurança apresenta kit personalizado da 2ª Cãorrida em Teresina
O Núcleo de Operações com Cães (NOC) informou que a programação terá largada às 6h, na Avenida Raul Lopes, no bairro de Fátima.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir