Viagora

População faz abaixo-assinado online contra “indústria da multa”

Através da assessoria, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito informou que o órgão “só multa se o motorista cometer o ilícito”.

Moradores de Teresina estão realizando um abaixo-assinado online contra a cobrança excessiva de multas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) nas ruas e avenidas da capital.

Intitulado “Contra a indústria da multa na cidade de Teresina”, o texto de apresentação do abaixo-assinado cita que “a multa deveria ser uma medida punitiva para infrações reincidentes, com o objetivo de atender as necessidades da sociedade, no caso especifico do trânsito. No entanto, em Teresina, o artifício tem sido utilizado, descaradamente, como uma indústria para arrecadar dinheiro aos cofres públicos”.

Segundo o texto anexado ao abaixo-assinado, o “exagero de multas, falta de critérios, armadilhas, falta de profissionalismo e modificações desnecessárias no trânsito estão constantemente presentes no dia a dia dos motoristas teresinenses”.

O texto ainda afirma que o abaixo-assinado será encaminhado para a Câmara Municipal de Teresina, assim como para o Ministério Público do Piauí (MP-PI) e para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI).

Até o fechamento desta matéria, o abaixo-assinado tinha 624 de uma meta de mil assinaturas.

Outro lado

O Viagora procurou a direção da Strans para falar sobre a realização do abaixo-assinado online. Através da assessoria de comunicação, o órgão se manifestou sobre o assunto.

“Só existe a cobrança da multa se o motorista cometer o ilícito, se ele andar corretamente ele não vai ser multado e isso é no mundo, Brasil, em todo lugar. Quantos aos radares, se com essa quantidade ainda tem casos de mortes por excesso de velocidade, então imagine se não existissem os radares, quantas pessoas não iriam morrer (indaga). O radar foi feito para proteger o próprio cidadão”, explicou a assessoria.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Strans

Facebook
Veja também