Viagora

Semplan apresenta minuta do novo Plano Diretor na Câmara

O novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial já foi aprovado na Comissão de Legislação e segue para a Comissão de Planejamento.

Na última quarta-feira (11), o secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, João Braga, apresentou no Plenário da Câmara a minuta do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) para os vereadores de Teresina.

Durante a apresentação do novo PDOT, o secretário destacou os principais pontos sobre o planejamento da cidade. “Apresentamos hoje o Projeto de Lei sobre o novo plano que visa, principalmente, tornar a cidade mais compacta ao redor das regiões centrais e dos corredores de transporte, evitando a expansão horizontal exagerada, que gera transtornos para a gestão pública e para a população. O texto já foi aprovado em uma das Comissões Técnicas da Câmara”, explicou o secretário.

De acordo com a vereadora Graça Amorim, o novo PDOT já foi aprovado na Comissão de Legislação e segue para a Comissão de Planejamento. “O texto do PDOT já está tramitando nesta casa desde a semana passada. Ele foi aprovado na Comissão de Legislação e Justiça e agora vai para a Comissão de Planejamento. Após a análise nesta Comissão, queremos já colocar em votação em plenário na próxima terça-feira (17) ”, esclareceu a vereadora.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaSemplan apresenta minuta do novo Plano Diretor na CâmaraSemplan apresenta minuta do novo Plano Diretor na Câmara

Segundo a prefeitura de Teresina, o novo PDOT vem sendo discutido pelos urbanistas da Secretaria Municipal de Planejamento e Cooperação (SEMPLAN) desde o ano de 2016, e já foram realizadas audiências públicas abertas à população.  

Sobre a apresentação do PDOT, o vereador Eriberto Borges, mais conhecido como “Dudu”, disse que se trata de um projeto arrojado, com grande impacto na cidade.

“Ele vai cuidar do ordenamento do solo urbano da nossa cidade como um todo, causando impacto social, econômico e ambiental. E a Prefeitura aqui se faz de extrema importância, para a gente, inclusive, ter embasamento do que está sendo analisado nesta casa. Da minha parte pretendo criar uma emenda em cima de um artigo do projeto referente à utilização dos centros de produções, espalhados por toda a cidade, dando uma função social de serviço público e ela agregando economicamente para a região”, comentou o vereador.

Facebook
Veja também