Hospital de Picos recebe reforço no atendimento para o fim de ano
Em visita ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou reforços no atendimento da urgência e emergência do hospital.
Em visita ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Welton Bandeira, anunciaram reforços no atendimento da urgência e emergência do hospital.
Florentino Neto explicou que nesse fim de semana houve uma demanda atípica e pontual, sobrecarregando o atendimento. “Como nesse período do Natal e virada de ano, os serviços de Estratégia de Saúde da Família das cidades da macrorregião de Picos estão de recesso, muitos pacientes que eram para Atenção Básica procuraram o Hospital de Picos, que somados ao aumento da demanda do período, acarretaram numa saturação na capacidade de acolhimento, mas todos os pacientes foram sendo acomodados de forma regular”, disse o gestor.
O secretário divulgou que, “normalmente são atendidos até 300 pacientes por dia, mas nesse domingo foram atendidos quase o dobro desse número. Em média, são realizadas 25 tomografias diariamente, e domingo foram 57”. Florentino ressaltou que, “toda urgência e emergência vem passando por uma reforma que devemos entregar na sua integralidade agora em janeiro. E também vamos inaugurar o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante, além da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal”.
O presidente da Fundação Hospitalar destacou que as medidas para os próximos fins de semana já foram tomadas. “Uma série de ações estão sendo adotadas, a principal delas, um reforço nas equipes de atendimento da urgência e emergência, ampliando o número de profissionais, para que esse aumento de demanda do período não gere atribulações no atendimento”, explica Welton Bandeira. Ele ainda revelou que já foram providenciadas mais macas e monitores para ampliar os atendimentos.
Novo Hospital de Picos
No dia 29 de novembro, a 1° Vara dos Feitos da Fazenda Pública, por meio do juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, autorizou a continuidade das obras do novo hospital, o Centro de Referência Médica. As obras estavam paralisadas desde 2016 devido a uma decisão judicial.
“Reformas e ampliações estão sendo executadas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde para toda a população piauiense e agora poderemos retomar a construção do nosso novo hospital”, destacou o secretário da Saúde.
O gestor informa que, quando inaugurado, o hospital atenderá cerca de meio milhão de pessoas provenientes de 60 municípios da região e que o projeto inicial prevê que a unidade contará com 260 leitos de enfermaria, 24 leitos de UTI adulto, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório, biblioteca e toda a estrutura de um hospital-escola, de média e alta complexidade, tendo em vista que a unidade também receberá acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Picos.
-
Ministério Público vai vistoriar mais de 300 escolas públicas no Piauí
A iniciativa faz parte do Projeto Sede de Aprender, desenvolvido nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). -
Piauí tem mais de 2,7 milhões de eleitores aptos a votar em 2026, aponta TSE
De acordo com o levantamento, a capital conta com o maior eleitorado, sendo 592.180 cidadãs e cidadãos aptos a votar. -
Rompimento de adutora deixa mais de 20 bairros sem água em Teresina
Com a conclusão, o abastecimento deve ser retomado gradativamente, iniciando pelas regiões mais baixas. -
Inscrições para projeto da Orquestra Sinfônica de Teresina estão abertas até agosto
O projeto possui como público-alvo estudantes do 5º ao 9º ano e do 1º ao 2º ano do Ensino Médio. -
Eturb registra furto de 10 mil metros de cabos de iluminação pública em Teresina
O relatório informou que, no período foram furtados 10.009 metros de cabos, situação que compromete o funcionamento da iluminação em diversos pontos da cidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir