Com a reabertura, haverá a ampliação do número de leitos na região para o combate à pandemia.
Os imunizantes da Oxford/Astrazenca serão destinados a 100% dos idosos da faixa etária de 85 a 89 anos e para 8% dos profissionais da saúde.
O secretário estadual de Saúde afirmou que serão implantados mais cinco leitos UTI Covid no Hospital Regional Chagas Rodrigues.
O secretário Florentino Neto destaca que em Teresina, Parnaíba, Floriano, Piripiri e Bom Jesus a situação é preocupante, e nessas regiões a atenção será especial.
O objetivo é alertar a população para o perigo da doença, diminuindo assim a disseminação do coronavírus no Piauí.
Para ter acesso a vacina, todas as pessoas que receberam a primeira dose, foram notificadas sobre o momento que deveriam retornar em busca da aplicação complementar do imunizante.
Até o momento, mais de 40 mil trabalhadores de saúde foram contemplados, com a primeira dose, nas remessas anteriores da vacina Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca.
O Ministério da Saúde estabeleceu que a prioridade dessa remessa de imunizantes devem ser para os idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência assistidos em instituições de longa permanência.
Nas considerações da recomendação, o promotor de Justiça Eny Pontes, solicita que sejam seguidas as orientações do informe técnico.
Wellington Dias disse que aguarda apenas a definição do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para iniciar a campanha no estado.
Segundo a coordenadora geral do Programa, Dília Falcão, será verificada a temperatura das pessoas que estão circulando pela região, mesmo que estejam assintomáticas para a Covid-19.
A partir de primeiro de janeiro as escolas poderão definir suas datas de retorno, após apresentar o plano de medidas sanitárias estabelecidas a ser seguido.
A Sesapi abriu um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de 1.577.879 milhões de testes rápidos, que serão fornecidos de acordo com a demanda.
O evento será com nove secretarias de saúde do país, é promovido e coordenado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Na unidade são realizados os testes de RT-PCR, que tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético, do coronavírus, na amostra examinada.