Viagora

Ministério Público inspeciona Hospital de Urgência de Teresina

O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, acompanhado da sua equipe, visitou as Unidades de Terapia Intensiva e enfermaria de pediatria do hospital.

Nessa quinta-feira (27), o Ministério Público do Piauí (MP-PI), através da 29ª Promotoria de Justiça, especializada na defesa da saúde pública, realizou numa inspeção de rotina no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, acompanhado da sua equipe, visitou as Unidades de Terapia Intensiva e enfermaria de pediatria do hospital.

  • Foto: Divulgação/MP-PIInspeção no Hospital de Urgência de TeresinaInspeção do MP no Hospital de Urgência de Teresina.

De acordo com o MP-PI, o objetivo da inspeção foi vistoriar a situação atual do atendimento no local e apurar as principais demandas do hospital.

O órgão ministerial afirmou que a principal queixa encontrada é relacionada à dificuldade de mães acompanhantes de crianças, com doenças crônicas e em longa permanência, em retornar às suas cidades natais. Elas relataram passar mais de 30 dias longe de suas respectivas residências e famílias, e que isso vem acarretando outros problemas, como psicológicos por exemplo.

O promotor de Justiça disse que vem trabalhando para permitir a desospitalização de crianças, garantindo assim um tratamento fora do ambiente hospitalar, beneficiando tanto as famílias como demais crianças que necessitam das UTIs e enfermarias. No entanto, ele reafirma que esse procedimento deve ser feito pensando na segurança do paciente e em seguida no conforto da família, uma vez que é preciso existir o parecer médico para a liberação.

O MP informou que providências estão sendo tomadas, a fim de garantir às mães um tratamento digno e mais próximo de suas casas, além de destacar a atuação que vem acontecendo para que o Hospital Regional de Piripiri receba tais pacientes.

Facebook
Veja também