Viagora

Secretaria de Saúde de Picos emite nota sobre investigação da PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Peloponeso que apura desvios de recursos.

Na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, a Polícia Federal no Piauí deflagrou a Operação Peloponeso, que apura desvio de recursos públicos na área da saúde do município de Picos.  Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão também em Teresina e Brasília.

Segundo a PF, há fortes indícios de desvio envolvendo os montantes controlados pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, com saques em espécie nas agências bancárias em benefício de empresários.

Segundo cálculo do Tribunal de Contas da União (TCU) até março de 2019, foram gerados prejuízos aos cofres púbicos na ordem de R$ 17.678.712,69.

A prefeitura Municipal de Picos enviou uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

“A Secretaria Municipal de Saúde não tem responsabilidade sobre os casos investigados, tanto que a Polícia Federal não esteve nos órgãos municipais apurando esses desvios. Diante disso, a Secretaria de Saúde se coloca à disposição para quaisquer outros esclarecimentos”, diz um trecho da nota

Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Picos (PMP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem a público se manifestar a respeito da operação da Polícia Federal, deflagrada hoje (4), sobre os recursos públicos da saúde. Esclarece que o credenciamento dos Centros Especializados em Reabilitação tipo IV (CER IV) foi feito diretamente pelo Ministério da Saúde (MS), cabendo à secretaria municipal apenas realizar o repasse integral dos recursos federais às clínicas habilitadas no prazo de cinco dias, sob o risco de ser penalizada por apropriação indébita, caso não efetue. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde não tem responsabilidade sobre os casos investigados, tanto que a Polícia Federal não esteve nos órgãos municipais apurando esses desvios. Diante disso, a Secretaria de Saúde se coloca à disposição para quaisquer outros esclarecimentos em relação aos repasses às CER IV.

Mais conteúdo sobre:

Picos

Piauí

Polícia Federal

Facebook
Veja também