Viagora

Campanha de vacinação contra Poliomielite é prorrogada em Teresina

Em Teresina até o momento, 44,26% das crianças pertencentes ao público-alvo, com idades entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias, foram imunizadas.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) prorroga campanha de vacinação contra a Poliomielite e multivacinação até o dia 15 de dezembro.

Em Teresina até o momento, 44,26% das crianças pertencentes ao público-alvo, com idades entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias, foram imunizadas contra a paralisia infantil.

A multivacinação, tem o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A rede municipal de saúde conta com 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com vacinas disponíveis à população. O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

De acordo com a FMS, a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção. Não existe tratamento específico para a poliomielite. Todas as pessoas contaminadas devem ser hospitalizadas para receber tratamento de acordo com o quadro clínico.

Facebook
Veja também