Viagora

Natal de Sonho e Luz é lançado com decoração no Centro de Teresina

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, os painéis registram cenas de Natal, reisado, têm figuras de personagens populares de Teresina.

O Natal Sonho e Luz foi aberto nessa quinta-feira (3), com a intenção de trazer esperança e trazendo uma mensagem de renascimento e vida. Após um ano marcado pela pandemia da Covid-19 e isolamento social, a decoração natalina é um símbolo de renovação e está exposta no Centro de Teresina.

São 14 painéis espalhados no adro da Igreja São Benedito, Avenida Antonino Freire e Praça Pedro II, criados pelo Coletivo de Arte Cactus, com a coordenação do arquiteto Paulo Vasconcelos, trouxe os elementos dos folguedos natalinos para as ruas de Teresina. “É um Natal de contemplação”, disse Paulo Vasconcelos.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíNatal de Sonho e LuzNatal de Sonho e Luz

As luzes de natal que estão embelezando a cidade também são uma forma de levar o espírito natalino aos teresinenses, que podem apreciar a decoração e tirar fotos, sem causar aglomeração.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíO objetivo da ação é levar esperança aos teresinensesO objetivo da ação é levar esperança aos teresinenses

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, os painéis registram cenas de Natal, reisado, têm figuras de personagens populares de Teresina, como o vaqueiro, o ambulante, os empresários. “Com esta segunda edição do Natal de Sonho e Luz queremos valorizar este corredor histórico cultural da cidade”, afirma o gestor.

O projeto é patrocinado pela Equatorial Piauí por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e foi reestruturado considerando as medidas protetivas orientadas pelos órgãos de saúde no contexto Covid-19. 

“A Equatorial, no ano de 2020, é a maior parceira da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Patrocinou mais de 60% dos projetos que foram aprovados pela lei, dentre eles o Natal de Sonho e Luz, que busca valorizar o corredor histórico cultural do centro de Teresina. Não teremos uma programação cultural aberta ao público para evitar aglomerações, mas as famílias poderão visitar e contemplar esse projeto que está muito bonito e fica até 06 de janeiro”, diz Fábio Novo, secretário de cultura do Piauí.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíNatal de Sonho e LuzNatal de Sonho e Luz

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e participação da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), o Natal de Sonho e Luz estará disponível até o dia 6 de janeiro, quando todos os piauienses poderão contemplar o trabalho de vários artistas envolvidos na decoração, que além de integrar todo o corredor cultural, contém um grande presépio que remete à cultura local. “Temos aqui representado Oeiras, Parnaíba, Maria da Inglaterra, o vaqueiro, crianças brincando de pipas, empresários”, explica o professor e arquiteto Paulo Vasconcelos.

Facebook
Veja também