Viagora

“Medidas são duras, mas necessárias”, diz Firmino sobre coronavírus

O prefeito de Teresina participou de uma reunião do Comitê de Operações Especiais para os efeitos do coronavírus, realizada no Palácio de Karnak.

Na manhã desta quinta-feira, 19 de março, o prefeito Firmino Filho (PSDB) participou, no Palácio de Karnak, da reunião do Comitê de Operações Especiais para os efeitos do coronavírus, onde foi decretado, pelo governador Wellington Dias (PT), estado de calamidade no Piauí por causa da Covid-19.

Para o prefeito Firmino Filho, hoje foi um dia de avanços com a consolidação de novas medidas para a redução da propagação do coronavírus no Piauí e evitar uma sobrecarga na rede de saúde. “Vamos nos prevenir para que o nosso sistema de saúde possa resistir a essa grave crise. Essa é segunda rodada de medidas, duras, mas necessárias”, disse. “Precisamos estar preparados para atender aqueles que serão contaminados e vão precisar dessa rede de saúde”, destacou.

  • Foto: Divulgação/AscomFirmino Filho participa de reunião do Comitê de Operações Especiais para combate ao coronavírus.Firmino Filho participa de reunião do Comitê de Operações Especiais para combate ao coronavírus.

Por meio do decreto, uma nova leva de medidas será tomada para que seja suspenso todo e qualquer evento, seja na área esportiva e cultural, teatro, cinemas, eventos particulares, bem como o fechamento de bares, restaurantes, shoppings, além da suspensão de atividades que representam risco por aglomeração de pessoas.

O Estado irá apresentar também um plano para a área de transporte, para que em Teresina e outras cidades do Piauí haja o funcionamento apenas no horário de pico. Haverá também controle das fronteiras do Estado. A Polícia Militar, o Exército, e a Guarda Municipal serão treinados e preparados para garantir esse controle.

Em Teresina, a partir de segunda-feira (23) serão 10 Unidades Básicas de Saúde funcionando em período noturno e aos sábados, especialmente naquelas áreas mais distantes dos hospitais, além das unidades que já funcionam normalmente.

“Assim, teremos 101 portas abertas para demandas espontâneas. E no sábado, 20 portas abertas para atender a população, sendo 10 UBS e 10 hospitais municipais de Teresina. Estamos qualificando as equipes para este atendimento. A população precisa cuidar da prevenção e acionar o sistema de saúde apenas quando necessário e cabe ao poder público garantir a assistência. Temos mais de 11 mil trabalhadores de saúde em Teresina e não temos dúvidas que eles serão guerreiros para sairmos dessa fase difícil, preservando a vida de quem faz a cidade de Teresina”, comentou o prefeito.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington Dias anuncia medidas para combate à pandemia de Covid-19 no Piauí.Wellington Dias anuncia medidas para combate à pandemia de Covid-19 no Piauí.

O decreto de calamidade pública acompanha a decisão do governo federal e do Congresso Nacional. “O principal objetivo é agilizar para que, dentro do Piauí, possamos trabalhar junto com os municípios uma situação que vai além da urgência e emergência, mas garantir as condições de recursos humanos, recursos financeiros voltados para os efeitos do coronavírus no nosso Estado”, explicou o governador Wellington Dias.

Facebook
Veja também