Profissionais da rede estadual de saúde irão deflagrar greve no Piauí
A categoria reivindica o pagamento do adicional de insalubridade de 40% e melhor qualidade nos Equipamentos de Proteção individual fornecidos pela Sesapi.
Nesta quinta-feira, 25 de junho, os profissionais da saúde da rede estadual do Piauí vão deflagrar greve e realizarão um protesto em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), com passeata até o Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo estadual.
A decisão de deflagrar greve foi tomada durante assembleia com membros do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi) com o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi) na última sexta-feira, 19 de junho.
A categoria reivindica o pagamento do adicional de insalubridade de 40% e uma melhor qualidade nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), durante a pandemia do novo coronavírus.
Os profissionais solicitam ainda o cumprimento da Lei Estadual 6.201/2012, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde Pública da Administração. Erick Ricelley, presidente do Senatepi, afirmou que mesmo com decisão do desembargador Erivan Lopes, obrigando o Governo do Estado a cumprir a lei, até o momento não o fez.
Outro lado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) se manifestou sobre a deflagração de greve pelos profissionais da rede estadual por meio de nota.
Confira a nota na íntegra:
O Governo do Estado lamenta a decisão do Sindicato dos Enfermeiros de deflagar uma greve em meio ao maior desafio de saúde pública dos últimos 100 anos. Tal decisão pode trazer prejuízos vitais para a sociedade. Ressaltamos que todos os profissionais estão com salários em dia, que o adicional de insalubridade é pago normalmente, conforme determina a legislação estadual, e que não há falta de EPIs em nenhuma unidade de saúde, não havendo, assim, motivos para paralisação. Ressaltamos ainda que, caso o movimento se concretize, o Governo irá tomar as medidas cabíveis por meio judicial e administrativo para garantir o atendimento pleno da população.
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical.São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial .IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributáriosAcusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro.Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir