MPPI participa de operação contra desmatamento em Bom Jesus
Segundo o INTERPI e a SEMAR, o desmatamento na região estava ocorrendo em uma área de terras públicas e que licença dos órgãos ambientais.
O Grupo Especial de Regularização Fundiária e Combate à Grilagem (GERCOG) do Ministério Público do Piauí (MPPI) deu apoio a uma operação realizada na última quinta-feira (27) contra a ocupação ilegal de terras em uma área pública no município de Bom Jesus, na região Sul do Piauí.
De acordo com o MPPI, a ação foi realizada de forma conjunta entre o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR) e a Polícia Militar do Piauí (PM-PI). A operação foi deflagrada após o INTERPI detectar desmatamento na área por meio do monitoramento por satélite.
- Foto: Divulgação/MPPI
MPPI participa de operação contra desmatamento em Bom Jesus.
Segundo o INTERPI e a SEMAR, o desmatamento na região estava ocorrendo em uma área de terras públicas e sem licença dos órgãos ambientais, sendo desmatado cerca de 2.400 hectares de mata. O promotor de Justiça Maurício Gomes, coordenador do GERCOG, foi o representante do MPPI que participou do trabalho.
Conforme o Ministério Público, outras irregularidades foram encontradas em relação às condições que atuavam no desmatamento. Com base no relato do promotor, nenhum deles possuía qualquer vínculo empregatício, e dormiam dentro de um ônibus e em condições de higiene precárias.
- Foto: Divulgação/MPPI
Área desmatada.
O MPPI informou que o valor para o desmatamento da área gira em torno de R$ 900 mil, e durante a ação foram apreendidas armas de fogo, tratores e outros veículos utilizados no desmatamento. Os responsáveis foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia por desmate das terras e por porte ilegal de arama de fogo.
A área pública invadida foi embargada pela SEMAR, que ficará responsável por conduzir o processo de regularização ambiental, em parceria com o INTERPI, responsável pela questão fundiária.
“Foi uma atuação em conjunto. O INTERPI, com sucesso, identificou um problema e soube compartilhar essa informação com os órgãos de fiscalização. Isso resultou em uma solução rápida. Quando os órgãos públicos dão as mãos, a sociedade ganha”, destacou o coordenador do GERCOG.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar
-
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical. -
São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial . -
IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributários -
Acusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro. -
Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.


E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir