Viagora

Covid-19: Hospital de Picos amplia número de fisioterapeutas

O hospital aumentou de 21 para 39 profissionais, que são essenciais no tratamento e recuperação de pacientes com Covid-19.

O Hospital Justino Luz, do município de Picos, aumentou o número de fisioterapeutas na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, com o objetivo de diminuir o desconforto e agravamento do quadro clínico causados pela doença.

A unidade hospitalar aumentou de 21 para 39 profissionais de fisioterapia, que são essenciais no tratamento e recuperação dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

  • Foto: DivulgaçãoHospital Regional Justino Luz amplia quadro de profissionais fisioterapeutasHospital Regional Justino Luz amplia quadro de profissionais fisioterapeutas

 Esses profissionais também estão produzindo diversos estudos que demonstram que a atuação do fisioterapeuta tanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), semi intensivas e enfermarias, associa-se a melhores desfechos relacionados à ventilação mecânica, tempo de permanência nas unidades de internação, consequentemente redução de custos hospitalares, além de proporcionar uma melhor funcionalidade na alta hospitalar e, com isso, promover qualidade de vida para os pacientes.

“O fisioterapeuta atua restaurando a perda funcional dos pacientes, reduzindo as incapacidades, aprimorando a funcionalidade e prevenindo as complicações que podem ser desenvolvidas ao longo do período de internação”, explica Jarlan Lima, coordenador de Fisioterapia das UTIs Geral e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

O profissional atua diretamente na otimização da ventilação pulmonar dos pacientes, como explica o fisioterapeuta e coordenador de Fisioterapia da Emergência Geral e Srag, João Batista Filho.

 “O objetivo é manter volumes e capacidades pulmonares dentro dos padrões de normalidade a fim de garantir uma oxigenação adequada aos órgãos e tecidos, assim como também trabalhamos para melhorar o condicionamento físico por meio da mobilização precoce (exercícios terapêuticos) para diminuir a fraqueza muscular adquirida durante a internação, condição comum e grave”, relata o coordenador.

Atendimentos

Durante os meses de maio, junho e julho, o Hospital Regional Justino Luz já atendeu 331 pacientes no setor para Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que, 250 pacientes diagnosticados com a Covid-19 tiveram alta recuperados.

O Governo do Estado, por meio da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), e com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tem investido na estruturação do Hospital Regional Justino Luz para enfrentar de forma assertiva a pandemia da Covid-19 na macrorregião de Picos, que atende mais de 500 mil habitantes.

Foram ampliados os leitos de UTIs, que atualmente conta com 20 leitos exclusivos na Área Covid e mais 35 leitos clínicos na enfermaria, além de uma nova ambulância e 5 respiradores de transporte. Além do mais, o empenho das equipes de profissionais do setor, fluxos de atendimentos e o protocolo no uso das medicações foram decisivos para o êxito na recuperação dos pacientes.

O presidente da Fepiserh, Pablo Santos, avalia como exitoso o enfrentamento da pandemia na região de Picos. “A fundação estruturou o Hospital Justino Luz, criou novos fluxos, investiu em capacitação e proteção para pacientes e colaboradores, assim como, logramos boa resolutividade na recuperação dos pacientes internados. Tivemos perdas e lamentamos muito por isso, mas numa análise geral, estamos vencendo essa luta por vidas”, comenta o gestor.

Facebook
Veja também