Justiça cassa mandato de vereador da cidade de Morro do Chapéu
Conforme o Ministério Público Eleitoral, as investigações para apurar denúncias de compra e venda de votos no município foram iniciadas em outubro de 2020.
Nesta quinta-feira (16), o Ministério Público Eleitoral, através do Juiz Eleitoral da 41ª Zona, o juiz de Direito Arilton Rosal Falcão Júnior, julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, apresentada pelo Ministério Público.
Dessa forma, a justiça decretou a inelegibilidade, pelo período de oito anos, além da cassação do mandato e nulidade de todos os votos atribuídos ao vereador Carlos Costa Aguiar, conhecido por Carlão, que atua no município de Morro do Chapéu.
- Foto: Viagora
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Conforme o Ministério Público Eleitoral, as investigações para apurar denúncias de compra e venda de votos no município foram iniciadas em outubro de 2020, pela Promotoria Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, através do promotor de justiça, Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior.
Um procedimento preparatório prévio foi instaurado para embasar a ação, no qual foram ouvidos 09 eleitores, cumpridos 03 Mandados de Busca e Apreensão no município.
Além disso, também foi realizado pesquisas em Sistema de Dados Integrados, expedidos ofícios para análise da veracidade das informações e, assim como análise comparativa entre o número de votos recebidos pelo candidato nas seções onde havia suspeita de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.
As investigações resultaram na apreensão de uma agenda que possuia anotações dos benefícios que foram pedidos e fornecidos aos eleitores do vereador.
O vereador Carlos Costa Aguiar deve ser afastado imediatamente de suas funções junto a Câmara Municipal de Vereadores, não havendo recurso ou sendo mantida a sentença, além de pagar uma multa cominada no valor de R$ 53.205,00.
Outro lado
O Viagora procurou o vereador para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Ministério Público Eleitoral
-
Dr. Gilberto fará esclarecimento na Câmara na quinta, diz Pollyanna Rocha
A Presidente da Comissão da Saúde informou que o representante da Fundação Municipal de Saúde irá falar sobre a falta de insumos. -
Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Piauí desta quarta-feira
Os candidatos que estão concorrendo a disputa para Governador do Estado divulgaram suas ações de campanha. -
Ministro Alexandre de Moraes é empossado presidente do TSE
Os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, empossaram a presidência e vice-presidência do Tribunal, em uma seção solene que contou com a presença de diversas autoridades. -
-
Vamos trabalhar para que Sílvio seja eleito governador, diz Evandro Hidd
O vereador que também é candidato a deputado federal afirmou que espera uma disputa limpa e transparente, com propostas que possam elevar diversas áreas do Estado. -
É hora de passar o bastão para juventude, diz Robert sobre Rafael
O vice-prefeito de Teresina afirmou que não atrela a imagem do ex-secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles, ao Partido dos Trabalhadores.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir