Viagora

Justiça cassa mandato de vereador da cidade de Morro do Chapéu

Conforme o Ministério Público Eleitoral, as investigações para apurar denúncias de compra e venda de votos no município foram iniciadas em outubro de 2020.

Nesta quinta-feira (16), o Ministério Público Eleitoral, através do Juiz Eleitoral da 41ª Zona, o juiz de Direito Arilton Rosal Falcão Júnior, julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, apresentada pelo Ministério Público.

Dessa forma, a justiça decretou a inelegibilidade, pelo período de oito anos, além da cassação do mandato e nulidade de todos os votos atribuídos ao vereador Carlos Costa Aguiar, conhecido por Carlão, que atua no município de Morro do Chapéu.

  • Foto: ViagoraTribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Conforme o Ministério Público Eleitoral, as investigações para apurar denúncias de compra e venda de votos no município foram iniciadas em outubro de 2020, pela Promotoria Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, através do promotor de justiça, Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior.

Um procedimento preparatório prévio foi instaurado para embasar a ação, no qual foram ouvidos 09 eleitores, cumpridos 03 Mandados de Busca e Apreensão no município.

Além disso, também foi realizado pesquisas em Sistema de Dados Integrados, expedidos ofícios para análise da veracidade das informações e, assim como análise comparativa entre o número de votos recebidos pelo candidato nas seções onde havia suspeita de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

As investigações resultaram na apreensão de uma agenda que possuia anotações dos benefícios que foram pedidos e fornecidos aos eleitores do vereador.

O vereador Carlos Costa Aguiar deve ser afastado imediatamente de suas funções junto a Câmara Municipal de Vereadores, não havendo recurso ou sendo mantida a sentença, além de pagar uma multa cominada no valor de R$ 53.205,00.

Outro lado

O Viagora procurou o vereador para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também