Viagora

Sílvio analisa viabilidade de chapa de deputados pelo PSDB em 2022

O pré-candidato ao Governo do Piauí falou sobre a organização do partido para as eleições do próximo ano.

O pré-candidato ao Governo do Piauí, Sílvio Mendes durante entrevista ao Viagora, falou sobre o PSDB e a viabilidade de uma chapa para deputado federal e estadual pelo partido no próximo ano.

Sobre o assunto o ex-prefeito explica: “Todo candidato quer ganhar. Então, pelo fato de ser um partido que gerou pequeno, por várias razões, os partidos compreensivelmente, o primeiro interesse de todos os partidos hoje é eleger um candidato federal. Sabe por que? Porque mais da metade do orçamento da União está nas mãos de deputados federais, que são 500 e poucos. Então, quanto mais deputados federais, mais dinheiro ele terá para distribuir em municípios de interesses deles. É muito simples de entender. Então, a chance do PSDB com os quadros que possuí aqui no Piauí é muito pequena. Eu não vejo viabilidade de reeleger um deputado federal”, explicou.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraPré Candidato a governo do Piauí, Silvio MendesPré-candidato ao Governo do Piauí, Silvio Mendes

Questionado sobre a possibilidade do deputado estadual Marden Menezes sair do PSDB em 2022, para buscar reeleição, o ex-prefeito afirma que é compreensível que ele mude de partido devido as mudanças nas regras eleitorais que não permitem fazer uma coligação proporcional.

“O Marden, por todos os motivos, merece ser reeleito, pela coerência, lealdade, pelo mandato que ele tem exercido. Então a regra eleitoral em vigor, e ela muda a cada eleição, não permite fazer uma coligação promocional. Se não permite e exige um colo mínimo, e esse colo é praticamente inalcançável para um candidato apenas, é natural, compreensível e eu concordo, que ele mude de partido. Nada para se estranhar”, afirmou.

Ainda segundo Sílvio, se for possível fazer uma chapa para deputado estadual, juntando lideranças, talvez garanta mais conforto para Marden, em que ele precise sair do partido, mas qualquer que seja a decisão do parlamentar, terá seu apoio.

“Se conseguir fazer uma chapa para deputado estadual, juntando lideranças, não vou dizer garantir, porque isso é só depois de apurar, mas que possa garantir algum conforto de disputa para o Marden, ele não precisa mudar de partido. Mas nós próximos dias ele vai tomar essa decisão. E naturalmente vai discutir com quem entende. Qualquer que seja a decisão do Marden eu apoio”, declarou.

Possível saída de Marden

No último dia 23 de novembro, o deputado estadual Marden declarou que não descarta a possibilidade de sair do PSDB para concorrer em 2022.

O parlamentar explica que não há uma definição ainda e que o desejo é que seja possível construir uma chapa proporcional no PSDB, mas caso isso não aconteça, estará avaliando seu posicionamento dentro da oposição.

Facebook
Veja também