Viagora

Imepi flagra 31 postos de combustíveis irregulares em Teresina

De acordo com informações do Imepi, dos 51 postos que foram vistoriados, 19 foram autuados por subtrair do consumidor.

Na manhã desta segunda-feira (19), o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apresentou o resultado da fiscalização a partir de um requerimento da Câmara Municipal de Teresina e constatou que de 51 postos, em 19 foram encontradas irregularidades.

A fiscalização foi realizada a partir de um requerimento dos vereadores Dudu (PT) e Thanandra Sarapatinhas (Patriota). De acordo com o diretor geral do Imepi, Maicon Danilo, em Teresina há um total de 380 postos de combustíveis, e desses 317 já haviam sido fiscalizados. Em uma fiscalização por amostragem no período do fim de fevereiro até o dia 07 de abril, 51 postos formam vistoriados, sendo 19 autuados e desses, 13 estavam subtraindo do consumidor, ou seja, não estava sendo entregue a quantidade de combustível pago.

Conforme o Imepi, dos 51 postos fiscalizados, em 31 foram encontradas irregularidades consideradas menores, como divergência entre volume e valor a pagar, lacres violados e visores nas bombadas danificados. Além dos postos de combustíveis, as equipes também realizaram vistorias em distribuidoras de gás. Das 27 empresas de distribuição de gás fiscalizadas, 4 estavam vendendo gás adulterado.

  • Foto: Lucas Klisman/ViagoraImepi autua 19 postos de combustíveis em Teresina por irregularidadesImepi autua 19 postos de combustíveis em Teresina por irregularidades

“O botijão de gás tem que ter 13kg de produto. A tara, que é o recipiente, o botijão, ele pesa um peso variado que depende de cada marca. Há uma tolerância de 350g por razões técnicas. Dos 27 estabelecimentos fiscalizados, nós encontramos 4 vendendo gás com irregularidades, onde tinha menos do que era tolerado pela portaria do Imetro”, explica o diretor do Imepi.

Diante dos dados apresentados, o vereador Dudu afirmou que pretende propor um cadastro para que se possa ter um controle do que ele chamou de “maus empresários”. O parlamentar destaca ainda que no ano de 2020 a capital arrecadou R$ 120 milhões em impostos de combustíveis, e que essa situação de irregularidades não pode ficar assim.

  • Foto: Lucas Klisman/ViagoraVereador Reeleito, DuduVereador Dudu (PT)

“É com muita tristeza que a gente chega em uma pandemia, uma crise sanitária, também uma crise econômica há números alarmantes desses. Mais ou menos 37% dos postos de combustíveis, pela amostragem feita pelo Imepi, tem irregularidades, e desses 25 graves. Eu vou propor uma lei, um cadastro pra que a gente possa ter o famoso Cadastro Negativo das empresas, dos maus empresários [...] Nossa capital, no ano de 2020, só de impostos advindo de combustível arrecadou mais de R$ 120 milhões. Nós não podemos dar sigilo aos maus empresários, nós não podemos acobertar quem quer desviar dinheiro da população”, comentou o vereador.

Facebook
Veja também