Editora que vendeu livros para Prefeitura de Teresina tem R$ 6,5 milhões bloqueados
De acordo com o MPPI, a medida foi deferida pelo Juiz de Direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, João Gabriel Furtado Baptista.
Nessa segunda-feira (17), o Ministério Público ingressou com o pedido de medida cautelar preparatória com tutela de urgência solicitando ao Poder Judiciário o bloqueio dos recursos no valor de R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais) que foi utilizado para a compra de exemplares de livros paradidáticos.
Segundo o MPPI, a medida foi deferida pelo Juiz de Direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, João Gabriel Furtado Baptista.
Ainda segundo o Ministério Público, a ação foi solicitada pelo MPPI, através da 42ª Promotoria de Justiça, para bloqueio via SISBAJUD (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário) do valor nas contas da Editora BP Comércio e Serviço de Edição de Livros LTDA, referente ao repasse pelo município de Teresina.
Conforme o MPPI, o contrato n.196/2021/SEMEC/PMT, referente a compra de 100.000,00 (cem mil) exemplares do livro Teresina Educativo, de autoria de Bráulio Teófilo Filho, foi publicado no Diário Oficial do município em 17 de novembro de 2021.
O material deveria fazer parte do acervo bibliográfico das escolas municipais da Secretaria Municipal de Educação, de ensino fundamental de 1º a 9º anos.
De acordo com o juiz, a limiar foi concedida com o objetivo de resguardar a garantia do resultado útil do processo. O Promotor de Justiça, Francisco de Jesus, questiona ainda se a contratação para compra de livros da Editora realmente foi lítica por parte do município, pois a medida foi celebrada através de Processo de Inexigibilidade de Licitação nº 04/2021/SEMEC.
De acordo com o promotor Francisco de Jesus não foi averiguada a indicação da necessidade de aquisição dos exemplares, o que segundo o promotor, constitui um fato grave.
Outro lado
O Viagora procurou a Secretaria Municipal de Educação (Semec), para falar sobre o assunto e através da assessoria de comunicação foi informado que ainda não há um posicionamento sobre o caso.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Prefeitura de Teresina
-
Dr. Pessoa participa do primeiro dia do Arraiá Popular em Teresina
Além de proporcionar diversão aos cidadãos da capital o evento também tem como objetivo de arrecadar alimentos para serem doados a famílias carentes -
Promotoras querem solução para falta de professor no curso de medicina da UESPI
As promotoras de Justiça Carmelina Moura e Flávia Gomes definiram um prazo de 30 dias para solucionar os problemas apresentados pelos estudantes. -
Regina Sousa entrega medalhas a vencedores da 15ª e 16ª OBMEP
Foram entregues ao todo 304 medalhas entre ouro, prata e bronze, menções honrosas e outras premiações para alunos piauienses da rede pública e privada. -
-
Instituição Financeira chega em Teresina na próxima terça
De acordo com a agência, o movimento começou com a inauguração da agência nas capitais brasileiras Fortaleza e Natal. -
Gestante tem direito a fazer entrega legal para adoção
O objetivo da entrega voluntária de bebês visa proteger as crianças e evitar práticas como: aborto, abandono de bebês e adoção irregular.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir