Viagora

SAAD Leste de Teresina monitora pontos atingidos pelas chuvas

Conforme a SAAD Leste, além de monitorar as regiões que foram atingidas pelas enchentes, as equipes também fazem a limpeza do canal de macrodrenagem da galeria nesta região e em outras áreas.

Nesta segunda-feira (03) a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD- Leste), encaminhou equipes para visitar e monitorar diversos pontos críticos que foram impactados pelas chuvas intensas na zona leste de Teresina.

Conforme a SAAD Leste, além de monitorar as regiões que foram atingidas pelas enchentes, as equipes também fazem a limpeza do canal de macrodrenagem da galeria nesta região e em outras áreas que também foram prejudicadas pelas chuvas intensas.

  • Foto: Divulgação/SAAD LesteEquipes da SAAD Leste em visita a pontos críticos na região.Equipes da SAAD Leste em visita a pontos críticos na região.

Ainda segundo a Superintendência, a ação faz parte de uma força-tarefa projetada pela Prefeitura Municipal de Teresina e tem como base o mapeamento e a identificação das principais áreas de alagamento.

O superintendente da SAAD Leste, James Guerra, explica que as equipes realizaram um trabalho intenso nos últimos dias e a previsão é de que os esforços permaneçam durante o período de chuvas.

“Visitamos vários pontos críticos de drenagem, dentre eles a rua Urano com a rua Netuno, no bairro Satélite, região onde ocasionou recentemente uma morte por afogamento. Também vistoriamos as obras quase finalizadas da rua Branca, onde havia uma cratera que abrira devido ao rompimento de uma galeria de esgoto da região. O problema foi solucionado”, destacou o gestor.

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) também esteve vistoriando a região localizada na rua Apolo XI, no bairro Satélite, acompanhado do gerente de obras e serviços da SAAD Leste, Paulo Nunes. O gestor afirmou que a área é a origem do acumulo de água na região e consequentemente onde nasce o problema.

“Nós da SAAD-Leste, unindo forças com a Eturb, vamos trabalhar ativamente na rua Apolo XI, no bairro Satélite. Faremos a coordenação da ação e a Eturb vai disponibilizar todo o maquinário para fazer a limpeza e remoção de lixo e material assoreado”, explica o gerente de obras e serviços.

Conforme a SAAD Leste, o bairro vale do Gavião também foi monitorado na avenida Rossini Morada e na rua 23 com a rua 15, que apresentava problema de contenção de água. Para atenuar o problema as equipes abriram uma vala para que a água possa escoar, posteriormente será desenvolvido um serviço mais eficiente.

As equipes também fizeram a limpeza das bocas de galerias existentes, de grelhas e canais, que abrangem vários pontos críticos nas regiões.

Além disso, conforme a SAAD Leste, o órgão através da Operação Rota das Chuvas, também esteve em um trecho que compreende a avenida Presidente Kennedy com a rua professor Clemente Fortes, e fez a limpeza do lixo e material despejado no local de uma grande boca de lobo, grelha. A região apresenta diversos problemas no período chuvoso devido essa situação.

O gerente de serviços urbanos da SAAD Leste, Renato Lopes, pediu o auxílio da população para atuar em conjunto com a Superintendência e alerta para que os teresinenses não descartem o lixo em locais incorretos que possam gerar problemas posteriores.

“Atuando em conjunto com as operações do órgão, pedimos o auxílio da população para que não deposite lixo nas vias urbanas, e assim, evitar o entupimento de galerias e grelhas. Advertimos que caso tenha enxurradas, a pessoa que estiver dentro de um veículo, evite enfrentar o alagamento. Estacione o carro em local seguro e aguarde a chuva passar”, conclui o gestor.

No último domingo (02), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou o decreto que declara situação de emergência  na cidade devido aos alagamentos registrados.

Facebook
Veja também