Viagora

Dr. Pessoa anuncia que Hospital da Mulher será construído em 2022

O prefeito de Teresina falou também sobre as metas no âmbito da administração municipal para este ano em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) falou sobre suas expectativas para os trabalhos que serão realizados em 2022 na capital durante entrevista ao Viagora.

Segundo o prefeito da capital, um dos seus sonhos é a construção do Hospital de Valorização da Mulher com atendimento exclusivo para as mulheres que terá realização de cirurgias referentes a patologia, seja ela cancerígena ou não, da mulher. 

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraPrefeito de Teresina, Dr PessoaPrefeito de Teresina, Dr Pessoa

“Um sonho meu que está lá no meu plano de governo é o Hospital da Mulher, como tem o hospital do Governo Federal com o Governo Estadual de obstetrícia da criança para cuidar da criança recém nascida, a parturiente, a gravida, então não há necessidade. Nós também vamos criar um para fazer a cirurgia da mama, do útero, do cisto, de outras patologias da mulher para ter uma ação médica mais aprofundada nas patologias cancerígenas e não cancerígenas, com tomografia, ultrassonografia, com ressonância magnética, com laboratório nós já temos o lugar, já fizemos a planta. O recurso nós estamos indo atrás. Todo o Hospital será conduzido por mulheres. Eu só coloco homem se naquela especialidade não tiver mulher, por isso que o nome do hospital é “Hospital de Valorização da Mulher”, explicou o gestor.

Dr. Pessoa também afirmou que todos os mercados, com exceção do Mercado Central, devem ser reformados para se adequar a um novo padrão.

“Nós estamos também queremos deixar todos os mercados, tanto dentro como no entorno, provavelmente não conclua o Mercado Central que é gigantesco, igual aos mercados dos países de primeiro mundo”, reitera o prefeito.

De acordo com o prefeito de Teresina, em 2022 uma grande preocupação dos moradores do bairro São Pedro com relação a galeria da região deve ser solucionada.

“Eu já mandei para licitação esta obra que é um grande problema no bairro São Pedro, uma galeria que inunda tudo, leva uns três anos para fazer a obra e nós vamos fazer em três etapas, mas já está autorizado, começou a licitação para que no ano que vem a gente possa começar a obra que custa 100 milhões de reais.” destaca.

O gestor municipal afirmou que uma de suas preocupações com a zona rural é em relação ao abastecimento de água na região. Em 2022 o gestor ressaltou que 100 poços tubulares serão implantados em regiões da zona rural que ainda estão sendo mapeadas.

“Na zona rural a preocupação é a água, nós já contratamos 100 poços tubulares com lavanderia em torno para as regiões beneficiadas que ainda estão sendo mapeadas”, explicou.

Por fim, o Dr. Pessoa ressaltou cerca de 90% das ruas de Teresina estarão asfaltadas ou calçadas neste ano.

“Para finalizar, em 2022 90% de toda a Teresina vai estar calçada ou asfaltada, nós compramos asfaltos caríssimos do Ceará e agora nós estamos produzindo os insumos deste ano, no ano que vem nós vamos até, se possível, vender matéria para o Maranhão ou no Piauí. Nós temos máquinas novas, máquinas recuperadas, o objetivo era finalizar o ano com tudo funcionando”, completa.

O prefeito afirmou que em janeiro de 2022 serão entregues 2 mil moradias, na primeira etapa, para a zona rural do projeto de regularização fundiária e que ano que vem o objetivo é contemplar a região com 30 mil residências.

"A novidade mesmo é a regularização fundiária, aquele que não pode fazer investimento pois a propriedade não é sua, o terreno não é, fizemos no ano de 2021 para entregar em janeiro, só na zona rural já temos 2 mil moradias, na primeira etapa. A programação para o ano que vem é para que a gente chegue a 30 mil residências”, conclui.

Facebook
Veja também