Viagora

SEMDUH alerta população sobre descarte irregular de lixo em Teresina

De acordo com a Prefeitura de Teresina, a população deve atuar em conjunto com a SEMDUH para garantir a limpeza da capital.

A Prefeitura Municipal de Teresina através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), informou que promove limpezas diárias na capital, com a realização de capinas, varrição e transbordo em pontos onde o descarte irregular de resíduos é comum.

De acordo com a Prefeitura da capital, apesar dos serviços constantes, ainda é comum localizar locais onde há o descarte irregular do lixo em Teresina. Um exemplo claro é o da rua Professora Tonhão, localizada no bairro São Cristóvão, na zona Leste, onde a população insiste em despejar resíduos logo após os serviços de equipes do Consórcio Teresina Ambiental (CTA).

Conforme Juliano Pacheco, coordenador do Programa Lixo Zero, pontos de descarte ilegal de lixo são monitorados. “Na capital, são monitorados mais de 60 pontos de descarte irregular de lixo, serviço realizado pelos fiscais do Programa Lixo Zero. Geralmente, são locais onde a população joga lixo, diariamente, apesar do intenso trabalho de conscientização e limpeza realizados nesses locais pelas equipes da Prefeitura”, destacou o coordenador.

A SEMDUH pontuou que a capital sofre com problemas ambientais, econômicos, sociais e de saúde pública por conta do despejo irregular de resíduos. A poluição atrai roedores e insetos que proliferam doenças, entope galerias e entope galerias, o que faz com que inundações aconteçam no período chuvoso.

Denuncie

O Programa Lixo Zero aponta que denúncias podem ser realizadas através do WhatsApp: (86) 99402-3074. O cidadão poderá enviar fotos, vídeos e informações sobre locais onde os descartes estarão sendo feitos.

Com as denúncias, multas que variam entre R$ 407 e R$ 4.074, conforme a gravidade da infração, que podem ser leve, grave, muito grave e gravíssima.

Facebook
Veja também