Viagora

Sefaz-PI recebe empresa privada do Equador na scanner de Teresina

De acordo com o Governo do Piauí, o sistema integrado de fiscalização do Posto Fiscal da Tabuleta (Scanner), está servido de modelo para outras secretárias de Fazendo do Brasil.

Representantes de uma empresa da iniciativa privada do Equador, na última quarta-feira (26), esteve no Piauí para visitar o Scanner do posto fiscal da Tabuleta, na zona Sul de Teresina. A comitiva do Equador é considerada a maior produtora de banana do país e do mundo, e é composta por Marvin Marcel e Cesar Fabian.

Estavam presentes na visita, o superintendente de Gestão da Sefaz-PI, Emílio Júnior, o Diretor da Unidade de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito (Unitran), Danilo Silveira, o Gerente de Logística da Unitran, Ribamar Júnior, representantes da empresa responsável pela instalação do scanner, Dorgival Ferreira e Dorgival Filho.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíScanner da SEFAZ-PI serve de modelo para outras secretarias do exterior
Scanner da SEFAZ-PI serve de modelo para outras secretarias do exterior

De acordo com o Governo do Piauí, o sistema integrado de fiscalização do Posto Fiscal da Tabuleta (Scanner), foi implantando pela Secretaria Estadual de Fazenda do Estado, está servido de modelo para outras secretárias de Fazendo do Brasil, e até mesmo para iniciativa privada no exterior.

O diretor Executivo da empresa VMI Security, Jonatas Leite, afirma que o grupo está construindo o projeto com os representantes do Equador, e que será provável a implantação da tecnologia no exterior.

“Estamos construindo o projeto com eles, provavelmente vão adquirir a mesma tecnologia lá. Vieram aqui para conhecer a experiência e as soluções que implantamos aqui no Piauí. Então, eles não são do setor público, não têm nenhuma experiência fazendária, mas querem ver a tecnologia funcionando”, disse.

O Superintendente Emílio Júnior, destacou sobre os avanços na área da fiscalização de mercadorias em Trânsito, obtidos a partir da aquisição desse sistema, inaugurado no dia 28 de outubro de 2021, pelo ex-governador Wellington Dias e pelo ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Piauí (Profisco II).

“representantes de outras secretarias estaduais de Fazenda, a exemplo do Acre e do Rio Grande do Norte, já vieram aqui conhecer o nosso sistema, que aprimora a fiscalização das mercadorias e ainda coíbe a sonegação fiscal. E a partir dessa experiência de sucesso do Piauí, a empresa responsável pela instalação de scanner está montando nosso modelo para iniciativa privada, inclusive de outros países”, declarou Emílio Júnior.

Ainda de acordo com o Governo, o sistema integrado de fiscalização da Tabuleta, atua em conjunto com as forças de segurança do Estado, uma vez que trabalha em parceria com a Secretária de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar (PM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Através da instalação do equipamento, já foram realizadas apreensão de drogas ilícitas e mercadorias roubadas. Esse sistema ajuda na conservação das estradas, por conta de funcionar integrado com a balança de pesagem eletrônica.

Facebook
Veja também