Regina Sousa entrega certificados de cursos na Major César
A entrega de certificados contou com a parceira do Governo do Piauí, através da SEJUS e da SEDUC nesta terça-feira (04).
Na manhã desta terça-feira (04), a governadora Regina Sousa em parceria com Secretaria de Justiça (SEJUS) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizaram a entrega da 3° Edição do CERTIFIC Piauí para os reeducandos na Colônia Agrícola Major César, localizada na BR-343 em Teresina.
Para Reginaldo Ribeiro, o gerente adjunto da Colônia Agrícola Maj. Cesar, o projeto de certificar os detentos foi uma solicitação feita [no passado] por alguns internos justamente pela necessidade de validar o trabalho aprendido dentro do sistema prisional semiaberto.
“A gente já escuta no meio do da população carcerária, alguns internos, já mostrando objetivo de vida, já se preocupando com a saída dessa equipe de pré-moldado. A governadora [Regina Sousa], ouvindo a um pedido de alguns internos sobre a certificação veio aqui e ela de pronto prometeu e hoje está aqui cumprindo. [...] A tendência é de as pessoas que estão privadas, de verdade, passem a compreender e ter formas reforma legítima de se trabalhar e de sustentar. Então isso pra nós gera uma satisfação imensa, gera um sentimento de dever cumprido porque custodiar da pessoa privada de verdade não é apenas manter o encarcerado, mas sim mostrar pra eles que é possível mudar através do trabalho, através da educação e as coisas darem certo [...].”, destacou o gestor da Colônia.
Segundo o Dr. José Vidal, Juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, informou que o Piauí é se tornou pioneiro no trabalho de reintegração de detentos relacionando a atividade agrícola. “Aqui nós temos a fábrica de pré-moldados que foi uma ideia dos do gerente, a justiça restaurativa que foi uma ideia. O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a ter um programa de justiça restaurativa na execução penal. Então somos pioneiros nisso. E temos agora a remissão pela participação na Justiça Restaurativa, também é a primeira do Brasil e nós temos agora por ideia da direção e espero que possa ser ampliado também um programa de xadrez que também vai permitir a remissão pelo esporte que é hoje valorizado pelo e Conselho Nacional de Justiça.”, ressaltou.
A governadora, comentou sobre o projeto de leitura desenvolvido dentro da Colônia Agrícola com os detentos e a importância desta prática para o desenvolvimento do indivíduo e o futuro comércio e fruto de renda ao grupo de internos em sua reabilitação a sociedade.
“O ensino de leitura é que as pessoas querem é que as crianças leiam, os adultos leiam um livro pra responder perguntas. A escolarização é o é o sistema que tem mais gente estudando, fazendo Enem, inclusive, tem estudante universitário dentro do presídio. Isso devia ser todo o sistema prisional, então nós estamos começando ainda muito pequeno, mas já se ver tanta gente, o pessoal da leitura livre, do pessoal da produção de pré-moldados. Então, quer dizer, então além da remissão de pena vai ter renda para transformar isso aqui em um produtor que vai poder vender pra fora.”, finalizou a governadora.
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical.São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial .IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributáriosAcusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro.Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.
1 / 17
2 / 17
3 / 17
4 / 17
5 / 17
6 / 17
7 / 17
8 / 17
9 / 17
10 / 17
11 / 17
12 / 17
13 / 17
14 / 17
15 / 17
16 / 17
17 / 17









E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir