Viagora

Variola dos Macacos: sobe para 15 o número de casos confirmados no Piauí

De acordo com o secretário de Saúde, Neris Júnior, equipes da Sesapi estão orientando os municípios sobre a importância da coleta de material infectado e acompanhamento de pacientes suspeitos.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou através do Boletim Epidemiológico que o Piauí apresentou cinco novos casos confirmados de varíola dos macacos ou varíola dos roedores, totalizando agora 15 casos da doença.

De acordo com a Sesapi, os cinco novos casos são de pacientes teresinenses, que ao todo somam 13. Os municípios de Batalha e Parnaíba registraram um caso cada. Do total geral, 10 dos 15 casos foram diagnosticados em jovens com idades 20 a 29 anos, com boa parte sendo do sexo masculino.

Conforme a Secretaria, boa parcela dos pacientes que apresentaram a varíola dos roedores reside na região conhecida como “Entre Rios”, que abriga a capital Teresina.

A Sesapi aponta que 148 casos foram notificados, e 54 destes casos estão em suspeita. 69 foram descartados e 15 confirmados com o vírus monkeypox.

Segundo a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, o Piauí está realizando monitoramento constante acerca de casos da doença. “Chamamos a atenção para que os municípios diante de um caso clínico notifiquem os casos para que sejam investigados, confirmados ou descartados. A confirmação é feita através da coleta de exames para fechamento do diagnóstico. Os casos não são encerrados com diagnósticos clínicos, porque a patologia se assemelha a varicela. Daí a necessidade de se ter a confirmação pelo exame laboratorial”, disse Amélia.

O secretário de Saúde, Neris Junior, pontuou que o Piauí está em alerta para que casos sejam diagnosticados precocemente, para que varíola não se espalhe ainda mais.  “Estamos atentos e orientando sempre os municípios, sobre a importância da coleta do material e acompanhamento dos pacientes suspeitos, com isolamento, até a confirmação do caso”, explicou Neris Júnior.

Facebook
Veja também